Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Liturgia

Estrela, presentes e velas: aprenda os símbolos do Natal!

Série do A12 explica cada símbolo do Natal e a sua importância para a história do nascimento de Jesus, como a Estrela de Belém, presentes dos reis magos e as velas.

Escrito por Laís Silva - Editado por Beatriz Nery

30 NOV 2023 - 18H00 (Atualizada em 16 DEZ 2025 - 13H32)

Sasini/Adobe Stock

Com a proximidade do Natal, o A12 preparou uma série de vídeos explicativos sobre os Símbolos de Natal e seus significados, quem nos ajudou nesta missão foi a Irmã Custódia, que contribuiu com as explicações. 

A Estrela de Belém

A estrela é um símbolo que nos guia e que nos traz a luz.

Devemos seguir o exemplo de estrela na vida de todos, ser luz que ilumina e guia ao caminho do Senhor.

A Estrela de Belém deve ser a Estrela que usamos para nos guiar, a estrela que anunciamos e que atrás desta estrela está Jesus Cristo.


Os presentes dos Reis Magos

O Profeta Isaías já falava no Antigo Testamento sobre a vinda de Jesus, contava que uma estrela surgiria no céu e que iriam magos para ver seu nascimento.

Foi então que um dia, três magos viram uma estrela em Belém e foram ao seu encontro, na esperança de encontrar Jesus levaram presentes.

A tradição conta que os magos eram Gaspar, Baltazar e Melquior. E os presentes eram: ouro, incenso e mirra.

O ouro era um símbolo para mostrar que Jesus é o Rei de todos nós. O incenso é usado para adorar, fazendo referência à divindade de Cristo. E a mirra para conservar e dar saúde.

O significado das Velas

O Natal está se aproximando, mas no Calendário Litúrgico, antes desta data, a Igreja Católica vivencia o Advento, tempo que nos prepara para vivenciar o Natal do Menino Jesus.

Nós celebramos o Natal no dia 25 de dezembro, mas, na verdade, não há indícios de que Jesus tenha nascido nesta data. Foi a Igreja que criou esta tradição para substituir uma tradição pagã.

No início, os povos acendiam tochas ao deus Sol. No dia 25 de dezembro, montavam e acendiam quatro tochas nos lados norte, sul, leste e oeste para celebrar o deus Sol.

Foi no século V que o Papa Dâmaso. Analisou que o rei sol era adorado como um deus que traz luz, e como para nós católicos, Jesus é a luz do mundo, ele então decidiu com a Igreja instituir uma tradição para acender velas que nos preparam para a vinda do Menino Jesus.

Então, a cada domingo, nós acendemos uma vela e refletimos o Evangelho para nos preparar para o Natal.

add_box  Acesse conteúdos sobre o Natal em nosso site especial!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...