Espiritualidade

Trajetórias regadas à melodia de Deus

Vida, espiritualidade e música são partilhadas pelos músicos do PEMSA, o projeto musical do Santuário Nacional

Escrito por Isabela Araujo

23 NOV 2022 - 16H22 (Atualizada em 01 DEZ 2022 - 08H46)

Shutterstock/ PopTika

Leia Mais“Quais músicas são cantadas durante uma Missão Redentorista?”Dia do Baterista: o chamado de Deus ao ministério de músicaSão diferentes os trechos da Bíblia que demonstram a importância de louvarmos ao Senhor por meio da música.

Eles nos mostram como é necessário e de agrado de Deus bendizermos o Seu nome por meio do canto.

“Deus subiu por entre aclamações, Javé ao som da trombeta. Cantai a Deus, cantai; cantai a nosso rei, cantai; porque Deus é o rei de toda a terra, cantai com sabedoria.” (Salmos 47, 6-8).

A música se apresenta como uma das formas de nos conectarmos com a nossa fé e, por isso, é utilizada na Santa Missa, encontros religiosos e demais celebrações da Igreja.

“Exultai, ó justos, em Javé; aos homens retos convém louvá-lo. Louvai a Javé com a cítara, com a harpa de dez cordas cantai-lhe. Entoai-lhe um cântico novo, salmodiai com arte e aclamai.” (Salmos 33, 1-3).

Lucas de Bem/ A12
Lucas de Bem/ A12
PEMSA se apresentou na celebração de 70 anos do prédio atual do Seminário Santo Afonso


PEMSA

O Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida visa a transformação social e humana de crianças e adolescentes. A partir disso, cerca de 680 participantes contam com diversos colabores para lhe instruírem no âmbito da música, bem como o lado social.

O PEMSA participou de diferentes momentos marcantes, como a Celebração Eucarística do Bento XVI (2007) e Papa Francisco (2013), quando estiveram em Aparecida, Festas da Padroeira, Jubileu dos 300 anos, entre outros eventos.

Desta forma, é possível perceber o quanto a música abre caminhos e proporciona momentos especiais na vida de quem por ela é nutrida.

Arquivo pessoal/ José Otávio
Arquivo pessoal/ José Otávio


A música como impulsionadora

José Otávio Salvador faz parte do Corpo de Coordenação Artística do PEMSA e conta como o Projeto fez diferença em sua trajetória, isso porque ele apareceu no momento em que ele ia se alistar no Exército, mesmo não sendo algo com que se identificava.

"Eu não sei dizer como seria a minha vida sem ter conhecido o PEMSA, talvez ela tivesse tomado um rumo completamente diferente, tanto no aspecto profissional, como pessoa, (...) então foi de suma importância o PEMSA pra mim.", conta José.

A música faz parte da sua família e está presente em sua vida desde sua infância, sendo, então, fator fundamental em sua história e, como ele a define, a base de sua vida.

Tudo começou pela música. Até minha família veio através da música, então a música traz alegria, sempre trouxe felicidade para mim e eu sou muito grato por isso. Desde os 12 anos de idade eu já tocava instrumento, então a música vem desde pequeno. Meus pais também são músicos amadores, mas sempre me incentivaram e me colocaram no caminho da música, mas a decisão sempre foi minha", divide o artista sobre sua história com a música.

Ainda sobre o PEMSA, José explica que foi um divisor de águas, pois lhe ajudou em todos os âmbitos da sua vida, entre eles como ser humano e educador, e lhe transformou em alguém melhor.

"(...) me ajudou muito a saber aprender, a saber ensinar, a saber ouvir, a saber respeitar, então trouxe todos esses aspectos que a música exige, que é atenção, o respeito, tem a sua vez de falar na música, e a gente traz isso pra vida", finaliza o coordenador do projeto.

Arquivo pessoal/ Letícia Helena
Arquivo pessoal/ Letícia Helena


Fé e vocação

Letícia Helena do Prado toca violino e começou no PEMSA em 2003, como aluna. Três anos depois, Letícia começou a dar aulas no Projeto e assim permanece até hoje.

Para ela, a música é uma forma de rezar.

Sempre ouvimos que quem canta reza duas vezes e eu tenho a certeza disso. Por muitas vezes não sabemos o que dizer, como dizer, mas ao tocar uma música, conseguimos expressar exatamente aquilo que nos faltam as palavras.

Ouvimos as pessoas dizer: ‘essa música tocou meu coração’ e eu acredito que quando isso acontece é a demonstração de que Deus se faz presente através da música”, dividiu a profissional.

Letícia explica que para ela a música é algo divino e, por isso, não poderia ser criação de outro alguém, senão Deus.

“A música tem o poder de confortar , de acolher, de ser muitas vezes a resposta que tanto pedimos aos céus. Mas nada disso poderia de fato acontecer sem que Deus esteja presente. Nós músicos, somos instrumentos de Deus”, conta a violinista.

Arquivo pessoal/ Letícia Helena
Arquivo pessoal/ Letícia Helena


A artista ainda compartilha um pouco sobre sua história com a música, a qual acredita ser providência de Deus.

“Eu fui criada pela minha madrinha desde bebê, quando minha mãe adoeceu e tempos depois faleceu. Foi ela quem me colocou na aula de música. O nome dela é Cecília e como sabemos, Santa Cecília é a protetora dos músicos.

Para nós cristãos não há coincidências e sim providência de Deus. A música está presente na minha vida desde os 7 anos de idade e até então nunca mais fiz outra coisa, foi através da música que cresci como profissional, relembra Letícia.

Maria Alice Figueira/A12
Maria Alice Figueira/A12
Orquestra PEMSA tocando no Santuário Nacional


Concerto especial PEMSA

Em celebração ao Mês do Músico, o PEMSA irá realizar o 2° Concerto Especial no dia 30 de novembro, quarta-feira, às 18h30. O evento será no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida e para a entrada, eles contam com o gesto concreto de um pacote de bolacha doce ou salgada, basta retirar o ingresso no PEMSA.

Participe deste momento especial e celebre com o Projeto neste mês tão importante para eles.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.