Espiritualidade

Vida financeira e a religião

Júlio Egrejas

Escrito por Júlio Egrejas

21 ABR 2021 - 08H51 (Atualizada em 21 ABR 2021 - 09H19)

shutterstock

A religião é uma virtude, como ensina São Tomás. Ela é a virtude que leva o homem a entregar a Deus o que a Deus pertence. E o que pertence a Deus senão a glorificação e a adoração por parte das suas criaturas, os seres humanos? A religião é a entrega, desde o mais profundo do nosso coração, das nossas vidas como culto de louvor e ação de graças a Deus.

Mas, como entregar minha vida, se eu a tenho toda desorganizada, espalhada, como cacos jogados pelo chão? Quem consegue entregar, dar ou doar o que não possui ou o que perdeu? A vida de muitos de nós é como uma casa desorganizada, não é mesmo? Coração dividido, vontade dividida, desejo disso um dia, desejo daquilo noutro dia. E os aspectos temporais de nossa vida também, muitas vezes, estão completamente fora de nossas mãos.

Leia MaisPerdoe e esqueçaA palavra “economia” vem do grego e quer dizer colocar a casa em regra. Oikos quer dizer casa, e Nomos quer dizer regra. Colocar a casa em ordem é a economia. E o aspecto financeiro é parte da economia, uma parte muito importante.

Uma vida financeira responsável é parte indiscutível de uma economia pessoal saudável e em ordem. E não importa se tenho muito ou se tenho pouco. Do que estamos falando aqui é se o que eu tenho está em boas mãos, ou se, devido à preguiça ou desatenção, está esparramado e desatendido.

Se, graças à virtude da religião, posso entregar tudo o que sou, tudo o que tenho, toda a minha vida, como não entregar também minha economia pessoal e familiar? E, com isso, não estamos falando do dízimo, ou de qualquer outra doação de dinheiro ou bens a Deus. Estamos falando de oferecer a Deus a ordem de minha vida, ou melhor, a minha vida em ordem, toda ela, para que possa dar frutos de acordo com a vontade sábia e amorosa de Deus.

Cuidar, como cristão, das minhas finanças, sem que elas escravizem o coração, libertados pela virtude da religião, é também culto agradável a Deus e realiza o que Deus quer para os seres humanos e o mundo todo.

Escrito por
Júlio Egrejas
Júlio Egrejas

Membro do Sodalício de Vida Cristã, onde realiza diversos serviços de evangelização e formação Cristã, com destaque para o Curso Católico de Oração e Espiritualidade. Atualmente cursa Mestrado em Direito Canônico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...