A passagem bíblica de Marta e Maria, narrada no Evangelho de Lucas (10,38-42), oferece uma rica reflexão e podemos tirar dela ensinamentos sobre como viver e realizar as nossas tarefas diárias, especialmente no ambiente de trabalho.
Nessa história, Jesus visita a casa das duas irmãs, e enquanto Marta está ocupada com os afazeres da casa, Maria se senta aos pés de Jesus para ouvir seus ensinamentos. Quando Marta pede a Jesus que mande Maria ajudá-la, Ele responde que Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.
Essa passagem ilustra a tensão entre a atividade e a contemplação, entre o fazer e o ser.
No contexto da vida profissional, essa narrativa nos convida a refletir sobre a importância do equilíbrio entre nossas responsabilidades e a necessidade de manter nossos olhos postos em Cristo, que deve ser a fonte e razão de toda nossa ação.
Viver o Evangelho no ambiente profissional implica adotar uma postura ética em todo nossa agir. A ética cristã são princípios morais e valores baseados nos ensinamentos de Jesus e nas Escrituras Sagradas.
Ela orienta o comportamento e decisões dos cristãos, buscando através de suas ações realizar a vontade de Deus. A ética cristã nos chama a agir com integridade, honestidade e justiça. Por isso, quanto mais unidos estivermos a Jesus, seremos capazes de dar testemunho vivo de seu Evangelho.
Assim, veremos nosso trabalho como um serviço a Deus e aos irmãos, vivendo forma íntegra. Esta integridade no trabalho se manifestará em diversas formas: honestidade nas negociações, a transparência nas ações e o cumprimento de nossas obrigações.
Além da ética, o testemunho cristão no trabalho é fundamental. Isso envolve não apenas nossas ações, mas também a maneira como tratamos nossos colegas e pessoas que temos a nosso cargo. Um testemunho cristão eficaz se manifesta através da gentileza, da paciência e do respeito mútuo.
Trata-se de criar um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados. Isso também inclui estar disposto a perdoar e pedir perdão, demonstrando humildade e compaixão.
Leia MaisSão Bento e seu ideal de oração e trabalhoQue sentido nós damos ao trabalho?Como passar o Dia do Trabalho sem emprego?
A história de Marta e Maria nos lembra da importância de encontrar um equilíbrio entre a atividade e a contemplação. No ambiente profissional, é fácil nos perdermos nas demandas e pressões do dia a dia, como Marta. No entanto, somos chamados a reservar tempo para nutrir nossa relação com Deus, como Maria.
Viver o Evangelho na vida profissional não é uma tarefa fácil, mas é um chamado que Deus faz a todos os cristãos.
A história de Marta e Maria nos ensina que, enquanto nossas responsabilidades são importantes, nossa prioridade deve ser sempre nossa relação com Cristo.
Ao agir com ética e oferecer um testemunho vivo de nossa fé e nossa união com Jesus, podemos transformar nosso ambiente de trabalho em um espaço de paz, justiça e amor.
Ao abraçar esse chamado, nos tornamos luz para aqueles que estão ao nosso redor. Que possamos, a cada dia, escolher a melhor parte e viver plenamente o Evangelho em todas as áreas de nossa vida, incluindo a profissional.
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Por que celebramos a Exaltação da Santa Cruz com alegria?
Celebramos na Festa da Exaltação da Cruz a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Saiba mais!
"Ação Missionária Sem Fronteiras" reúne jovens de todo o Brasil em PE
O objetivo é incentivar o protagonismo missionário e fortalecer os laços entre os jovens de todo o país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.