Espiritualidade

Você sabe como lidar com o sentimento da inveja?

Deus vai te ajudar tirar esse sentimento de seu coração

Escrito por Laís Silva

02 FEV 2024 - 16H26 (Atualizada em 02 FEV 2024 - 17H01)

Noiel / Shutterstock

Você alguma vez sentiu que as coisas na sua vida não estão dando certo? Alguma vez achou que a grama do vizinho estava mais verde que a sua?

É comum que em algum momento da vida esses questionamentos apareçam, o que não pode se tornar comum é a infelicidade de enxergar a vida de forma negativa e deixar que a tristeza se torne inveja. Leia MaisInveja, a destruição do ser humanoO que é a inveja e como evitá-la?

No livro de Gênesis conhecemos a história de José e seus irmãos, todos filhos de Israel. O pai uma vez deu uma túnica feita especialmente para José, seus irmãos achavam que seu pai amava mais José, com ciúmes queriam seu lugar e por este motivo passaram a odiá-lo. (Gn 37)

Essa é uma história que nos faz questionar sobre a inveja, o ciúme e a pressa do ser humano. Muitas vezes, nós nos questionamos sobre a demora para alcançar algum objetivo, a dificuldade para realizar algum sonho ou o fato de alguém conseguir algo melhor do que aquilo que nós temos.

O quão superficial é o nosso pensamento para acharmos que tudo o que pedimos tem que ser na hora que nós queremos? Ou que a nossa vida tem que ser igual à vida do outro?

A comparação não nos ajuda e nem nos conforta, ela nos magoa e nos incomoda. Esse incomodo quando guardado pode se tornar inveja e isso faz com que a gente dedique muito tempo querendo aquilo que nosso irmão tem e deixando de lutar por tudo o que queremos.

Santo Agostinho dizia que “a inveja é o pecado diabólico por excelência” e explicava que ela “é um caruncho que leva a destruir".

Se imaginarmos que um caruncho seja capaz de estragar um móvel inteiro, nós podemos também imaginar o estrago que esse sentimento causa em nós e o que pode causar no outro.

Outra questão, a se refletir, é que a inveja não é somente querer o que o outro tem, mas sim ficar infeliz com essa situação. Imagine não ser feliz vendo a felicidade do outro, buscando sempre motivos para se entristecer.

“Um coração tranquilo é vida para todo o corpo, mas a inveja é a cárie dos ossos”. (Pr 14,30)

Qualquer um dos pecados capitais nos adoecem e com a inveja não é diferente, devemos então cuidar para que nossa tristeza, ciúmes ou pressa de ter aquilo que queremos não nos atrapalhe de viver e não se transforme em inveja.

E, é claro que além de prestarmos atenção em nossos atos, devemos também rezar e pedir a Deus para tirar todo sentimento ruim de nosso coração.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...