Leia MaisÉ pecado não se ajoelhar na consagração?Por que a hóstia do padre é maior?Com certeza você já ouviu a expressão “Kyrie Eleison” na Santa Missa.
Mas você sabe seu significado?
O termo grego significa “Senhor, tende piedade!” e pode ser cantado durante o ato penitencial, momento da celebração eucarística em que os fiéis imploram a misericórdia do Senhor.
“Não se trata somente de pensar nos pecados cometidos, mas é muito mais: é o convite a confessar-se pecadores diante de Deus e dos irmãos, com humildade e sinceridade, como o publicano no templo”, explicou Papa Francisco em audiência sobre os ritos introdutórios da Missa.
Considerando a frequência do uso da expressão durante a Santa Missa, conversamos com o padre José Luís Queimado, C.Ss.R., que trouxe uma explicação aprofundada sobre o tema para que todos compreendam o motivo e a intenção de utilizá-la.
Confira abaixo:
“Depois que Jesus voltou ao céu, na Ascensão, os discípulos prosseguiram na missão de evangelizar, que lhes foi confiada. Receberam o Espírito Santo em Pentecostes e saíram pregando pelas vilas os acontecimentos maravilhosos da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus, o qual havia sido enviado pelo Pai para revelar seu coração misericordioso a toda a humanidade.”
Neste contexto de evangelização, a cultura e a língua grega começaram a se impor como idioma comum no Império Romano, facilitando a comunicação entre os primeiros cristãos. Assim, a Liturgia começou a ser celebrada em grego, possivelmente até mesmo em Roma, cuja língua principal era o latim.
“Conforme o número de seguidores aumentava, a Liturgia adotou o grego, que era a língua franca da época, especialmente nos três séculos posteriores à Ressurreição.”
Uma das aclamações litúrgicas mais antigas é o Kyrie Eleison (Κύριε ἐλέησον). Ela era uma súplica comum em textos pagãos anteriores a Jesus e aparece em diversas passagens do Antigo Testamento, como nos Salmos, Isaías e Tobias. Os primeiros cristãos tiveram contato com esses textos, especialmente pela versão grega da Bíblia Hebraica, chamada Septuaginta.
“Embora grandes padres gregos como Eusébio de Cesareia, Atanásio de Alexandria e São João Crisóstomo não tenham mencionado diretamente a expressão Kyrie Eleison em suas obras, temos evidências de seu uso desde o século IV-V, inclusive na Liturgia Romana.”
São Gregório Magno, no século VI, cita seu uso na Liturgia Latina. Isso mostra a antiguidade e a importância da aclamação como súplica a Deus por misericórdia.
“Esse pedido de misericórdia nos torna conscientes da nossa finitude e fraqueza, enquanto reconhecemos a grandeza e bondade infinita de Deus. Como podemos escolher o pecado diante de tanto amor por nós? Nos Evangelhos, encontramos muitos pedidos desesperados a Jesus para que olhe com misericórdia para nossas misérias (Mt 9,27; 15,22; 20,30; Mc 10,47; Lc 16,24; 17,13).”
O Ato Penitencial, na Santa Missa, é o momento em que reconhecemos nossos pecados e contemplamos a grandeza de Deus, que nos acolhe com carinho, aceitando nosso arrependimento como oferta agradável.
“Nas palavras do Papa Francisco, esse ato favorece a disposição para celebrar dignamente os mistérios sagrados, reconhecendo diante de Deus e dos irmãos nossos pecados e nossa condição de pecadores.”
Toda vez que cantarmos ou rezarmos Kyrie Eleison na Santa Missa, tenhamos a certeza de que Deus jamais despreza um coração arrependido e desejoso de mudanças, pois o seu amor cobre uma multidão de pecados. Batamos no peito e repitamos com convicção: Kyrie Eleison! Domine, miserere nobis! Senhor, tende piedade de nós!”
Oração pelos Necessitados
Você tem alguma necessidade para pedir auxílio de Deus? Reze com fé a Oração pelos Necessitados com o padre Célio Lopes, C.Ss.R.
O novo papa pode concluir os textos do papa anterior?
Com estilo semelhante ao de Francisco, Leão XIV pode retomar documentos inacabados em uma continuidade do magistério do Papa argentino
Leão XIV recebe um abraço inusitado de uma criança
Relembre outros momentos especiais dos últimos Papas com crianças!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.