Espiritualidade

Você sabe o que significa “Kyrie Eleison”?

Expressão é utilizada durante a Santa Missa

Escrito por Isabela Araujo

17 AGO 2022 - 13H47 (Atualizada em 07 MAR 2023 - 11H00)

Chat Karen Studio/ Shutterstock

Leia MaisÉ pecado não se ajoelhar na consagração?Por que a hóstia do padre é maior?Com certeza você já ouviu a expressão “Kyrie Eleison” na Igreja.

Mas você sabe seu significado?

O termo grego significa “Senhor, tende piedade!” e pode ser cantado durante o ato penitencial, para implorarmos a misericórdia do Senhor.

“Não se trata somente de pensar nos pecados cometidos, mas é muito mais: é o convite a confessar-se pecadores diante de Deus e dos irmãos, com humildade e sinceridade, como o publicano no templo”, explicou Papa Francisco em audiência sobre os ritos introdutórios da Missa.

Pensando na usualidade do termo durante a Santa Missa, conversamos com o padre José Luís Queimado, C.Ss.R., que trouxe sua explicação sobre o tema, para que todos compreendam o motivo e intenção de o usarmos.

Confira abaixo:


Pe. José Luís Queimado, Missionário Redentorista, C.Ss.R. Diretor Editorial Adjunto da Editora Santuário


"Depois que Jesus voltou ao céu, na Ascensão, os discípulos prosseguiram na missão de evangelizar, que lhes foi confiada. Receberam o Espírito Santo em Pentecostes e saíram pregando pelas vilas os acontecimentos maravilhosos da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus, o qual havia sido enviado pelo Pai para revelar seu coração misericordioso a toda a humanidade.

Conforme o número de seguidores começava a aumentar, a língua grega ia se impondo sobre o uso do aramaico e do latim, pois era a mais falada na maioria das províncias do Império Romano. O grego era a língua franca da época de Jesus e, de forma especial, dos três séculos que se seguiram depois de sua Ressurreição. Assim sendo, a Liturgia começou a ser celebrada em grego, possivelmente até mesmo em Roma, a capital do Império, cuja língua preponderante era o latim.

Uma das aclamações litúrgicas mais antigas é o Kyrie Eleison (Κύριε ἐλέησον), uma expressão grega que significa "Senhor, tende piedade!" Essa era uma súplica comum encontrada em diversos textos pagãos anteriores a Jesus e em diversas passagens do Antigo Testamento, como Salmos, Isaías e Tobias. Os cristãos das origens tiveram acesso a esses texto especialmente na versão grega da Bíblia Hebraica, chamada Septuaginta.

Ainda que nenhum dos grandes padres gregos (Eusébio de Cesareia, Atanásio de Alexandria, Basílio Magno, Gregório de Nissa, Gregório de Nazianzo, Cirilo de Jerualém) mencionem em suas obras a expressão Kyrie Eleison, temos confirmação de que já era bem conhecida através dos testemunhos de São João Crisóstomo (séc. IV-V). Na Liturgia Romana, há registros de uso do termo grecizado no Segundo Concílio de Vasio, Arles, em 529. São Gregório Magno, no séc. VI, cita o emprego da expressão grega na Liturgia Latina.

O certo é que esse pedido de misericórdia a Deus faz-nos conscientes de nossa finitude e fraqueza, quando reconhecemos a grandeza e a bondade infinita do Criador. Como podemos escolher o pecado diante de tanto amor por nós? Não é raro encontrar nos Evangelhos o grito do desesperado a Jesus Cristo, pedindo que olhe com misericórdia para suas misérias (Mt 9,27; 15,22; 20,30; Mc 10,47; Lc 16,24; 17,13).

O Ato Penitencial é o momento na Missa de reconhecer os nossos pecados, e contemplar a grandeza de Deus que nos abraça com carinho, recebendo nosso coração contrito como uma oferta agradável. Nas palavras do Papa Francisco sobre esse Momento, vemos que: “Na sua sobriedade, esse ato favorece a atitude com que se dispor a celebrar dignamente os santos mistérios, isto é, reconhecendo diante de Deus e dos irmãos os nossos pecados, reconhecendo que somos pecadores”.

Toda vez que cantarmos ou rezarmos Kyrie Eleison na Santa Missa, tenhamos a certeza de que Deus jamais despreza um coração arrependido e desejoso de mudanças, pois o seu amor cobre uma multidão de pecados.

Batamos no peito e repitamos com convicção: Kyrie Eleison! Domine, miserere nobis! Senhor, tende piedade de nós!"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...