Pode-se afirmar que a consagração é o momento mais importante das Celebrações Eucarísticas quando as espécies, pão e vinho, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo por meio das palavras ditas pelos sacerdotes. Leia MaisComo se comportar na Santa Missa?
“...Tomai, todos e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos, dizendo:
Tomai, todos e bebei: este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, pra remissão dos pecados. fazei isto em memória de mim.
Eis o mistério da fé!” (Oração Eucarística).
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), a presença de Jesus na Eucaristia se inicia a partir da consagração e perdura enquanto as espécies existirem. Além disso, “Cristo está presente todo em cada uma das espécies e todo em cada uma das suas partes, de maneira que a fração do pão não divide Cristo (210)”. (item, 1377)
Nas instruções do Missal Romano, livro utilizado pelos padres nas Celebrações Eucarísticas, sobre posturas que devemos adotar durante a Santa Missa o número 43 diz o seguinte:
“Ajoelhem-se, porém, durante a consagração, a não ser que por motivo de saúde ou falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam. Contudo, aqueles que não se ajoelham na consagração façam uma inclinação profunda [...].
Dessa forma, não é pecado se você não se ajoelhar, pois o mais importante é consciência da presença real de Jesus na Eucaristia. Mas, se não há algo que gere a impossibilidade dessa ação, saiba que esse é um gesto de reconhecimento da nossa pequenez diante de Deus.
Veja também:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.