Por ocasião dos 1700 anos do Credo Niceno-Constantinopolitano, reflitamos mais um trecho:
“Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados.”
Crer na Igreja significa reconhecer que ela não é apenas uma instituição humana, mas uma fundada por Cristo e conduzida pelo Espírito Santo.
A fé na Igreja está unida à fé no próprio Cristo, pois ela é seu Corpo místico no mundo (CIC 748–750).

A Igreja é:
Una, porque tem um só Senhor, uma só fé e um só batismo. A unidade é um dom de Deus que somos chamados a viver e preservar.
Santa, porque é santificada por Cristo, embora composta por pecadores. A santidade da Igreja vem do Espírito e dos sacramentos.
Católica, ou seja, universal. Está presente em todos os povos e anuncia a fé inteira, destinada a todos os tempos e culturas.
Apostólica, porque foi fundada sobre os apóstolos e permanece fiel à sua doutrina e missão.
Ao afirmar: “Professo um só batismo para remissão dos pecados”, o Credo recorda que o Batismo é a porta da fé. Ele nos une a Cristo, nos faz filhos de Deus, membros da Igreja e apaga o pecado original. Como ensina o Catecismo:
“O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («vitae spiritualis ianua — porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão” (CIC 1213).
O Concílio de Niceia reforçou a importância do Batismo e da unidade da fé. Hoje, esses mesmos fundamentos nos sustentam na missão da Igreja no mundo.
add_box 1700 anos do Credo Niceno: Jesus virá em sua glória
add_box Por que existem duas orações diferentes do Credo?
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.