Retomamos hoje as nossas formações sobre o Credo Niceno e, desta vez, com o trecho:
“De novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim”.
A fé da Igreja afirma que Cristo voltará. Ele virá como Rei e Juiz, para estabelecer plenamente a justiça e a verdade.

Esse retorno é certo, mesmo que não saibamos quando acontecerá. Como diz o Catecismo:
“A partir da ascensão, a vinda de Cristo na glória está iminente, mesmo que não nos «pertença saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade» (At 1, 7). Este advento escatológico pode realizar-se a qualquer momento, ainda que esteja «retido», ele e a provação final que o há-de preceder.” (CIC 673).
O julgamento final será feito por Jesus, que conhece o coração humano. Ele julgará com misericórdia e verdade, revelando o bem realizado e as escolhas feitas por cada pessoa. Ninguém ficará esquecido, nem injustiçado.
E o Credo afirma: “E o seu reino não terá fim.” Isso significa que o reinado de Cristo é eterno.
Ele já reina, mas um dia esse reinado será plenamente visível e incontestável.
Será o tempo da paz definitiva, “quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se sujeitará Àquele que tudo lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” (1Cor 15,28).
A esperança cristã não termina na morte, mas olha para esse dia com confiança. A volta de Cristo não é motivo de medo, mas de preparação e vigilância, com o coração voltado para a justiça.
add_box Por que existem duas orações diferentes do Credo?
add_box 1700 anos do Credo Niceno: Cristo subiu aos céus
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.