Ao professar: “Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado”, o Credo Niceno recorda um fato central da fé cristã. Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, passou pela dor, pela morte e pelo túmulo.
A menção a Pôncio Pilatos mostra que a paixão de Jesus aconteceu em um tempo e lugar reais. Não é uma ideia abstrata ou um símbolo, mas parte da nossa história.
Ele morreu de verdade, de forma pública, em Jerusalém, durante o domínio romano.
Mais do que um dado histórico, o Credo afirma que isso aconteceu “por nós”.
A entrega de Jesus na cruz não foi um erro ou um acaso: foi um gesto livre de amor, para nos reconciliar com Deus.

Como ensina o Catecismo da Igreja Católica:
“A morte de Cristo é, ao mesmo tempo, o sacrifício pascal que realiza a redenção definitiva dos homens por meio do «Cordeiro que tira o pecado do mundo», e o sacrifício da Nova Aliança que restabelece a comunhão entre o homem e Deus, reconciliando-o com Ele pelo «sangue derramado pela multidão, para a remissão dos pecados».” (CIC 613).
Jesus sofreu e foi sepultado como qualquer ser humano, ou seja, ele partilhou da nossa condição até o fim. Mas ao fazê-lo, transformou o sofrimento e a morte em caminho de vida e salvação.
Dessa forma, não devemos esquecer que o amor de Deus se manifesta de modo silencioso e real no Cristo que se entrega por nós.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.