Continuando nossa reflexão sobre o Credo Niceno, chegamos ao trecho:
“Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras.”
A Ressurreição de Jesus é o fundamento da nossa fé. Sem ela, como lembra São Paulo, “E se Cristo não ressuscitou, é ilusória vossa fé, continuais em vossos pecados.” (1Cor 15,17).
No Credo professamos que a morte de Cristo não teve a última palavra. A ressurreição não foi um retorno à vida comum, mas uma esperança de “novos céus e nova terra”.
“Ao terceiro dia” indica que a Ressurreição de Cristo não foi um evento qualquer, mas aconteceu de forma real e histórica, depois de três dias completos de morte. Isso cumpre as Escrituras, que previam que o Jesus passaria pela morte, mas triunfaria sobre ela.
Como afirma o Catecismo:
“A ressurreição de Cristo — e o próprio Cristo Ressuscitado — é princípio e fonte da nossa ressurreição futura: «Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram [...]. Do mesmo modo que em Adão todos morreram, assim também em Cristo serão todos restituídos à vida» (1 Cor 15, 20-22).
Na expectativa de que isto se realize, Cristo Ressuscitado vive no coração dos seus fiéis. N'Ele, os cristãos «saboreiam as maravilhas do mundo vindouro» (Heb 6, 5) e a sua vida é atraída por Cristo para o seio da vida divina (585), «para que os vivos deixem de viver para si próprios, mas vivam para Aquele que morreu e ressuscitou por eles» (2 Cor 5, 15).” (CIC 655).
A ressurreição é, portanto, a confirmação de que Jesus é quem Ele disse ser: o Filho de Deus. Aquele que morreu por nós, venceu a morte e agora oferece a vida eterna a todos que Nele creem.
Ao ressuscitar, Cristo abriu o caminho para que nós também possamos ressuscitar, ou seja, a morte não é mais o fim.
Por meio da ressurreição, a morte foi vencida e a promessa da vida eterna foi dada a todos.
add_box Por que existem duas orações diferentes do Credo?
add_box Compreenda o Credo Niceno: Jesus foi crucificado sob Pôncio Pilatos
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.