Quando participamos da Santa Missa, participamos de um verdadeiro momento com o próprio Cristo, muitas pessoas sabem disso na teoria, mas não compreendem a profundidade de cada gesto ou fala do Padre que está conduzindo a celebração.
A Igreja Católica reconhece que nos sacramentos é o próprio Cristo que age na pessoa do sacerdote, por isso usamos a expressão latina “in persona Christi”, porque ali o Padre age em nome de Cristo.
No Catecismo da Igreja Católica temos a explicação de como compreendemos a ação de Cristo na ação do sacerdote.
“No serviço eclesial do ministro ordenado, é o próprio Cristo que está presente à sua Igreja, como Cabeça do seu corpo, Pastor do seu rebanho, Sumo-Sacerdote do sacrifício redentor, mestre da verdade. É o que a Igreja exprime quando diz que o padre, em virtude do sacramento da Ordem, age in persona Christi Capitis – na pessoa de Cristo Cabeça.” (CIC, 1548)
Também na Constituição Dogmática sobre a Igreja, o documento Lumen Gentium (Luz dos Povos), explica a relação dos presbíteros com Cristo.
“Participantes, segundo o grau do seu ministério, da função de Cristo mediador único (1 Tim, 2,5), anunciam a todos a palavra de Deus. Mas é no culto ou celebração eucarística que exercem principalmente o seu múnus sagrado; nela, atuando em nome de Cristo (103) e proclamando o Seu mistério.” (Lumen Gentium, 28)
Quando a Igreja afirma que o sacerdote age “in persona Christi”, ela não descreve apenas uma função dos ritos, mas nos lembra que Cristo continua cuidando de seu povo, por meio daqueles que Ele chamou ao serviço.
Nesta semana, um gesto de acolhida vivido em uma Missa na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, foi transmitido ao vivo durante a celebração e ganhou repercussão nas redes sociais.
O vídeo mostra um senhor em prantos caminhando até o Padre que estava no presbitério prestes a iniciar o rito da comunhão, o sacerdote ao perceber que o senhor precisava ser acolhido, logo o abraçou e o acolheu.
Muitas pessoas se comoveram com o avô que chorava e elogiaram a postura do padre ao acolher o senhor. Nós cristãos, compreendemos rapidamente que quem agiu ali, foi Cristo.
Quando vemos sem os olhos espirituais, observamos que naquele momento, era um avô buscando um acolhimento do Padre. Quando assistimos com os olhos da fé, temos a certeza que ali, foi o Pai que acolheu seu filho.
add_circle Como ver no sacerdote a presença de Jesus?
Papa para o Dia Mundial da Comunicação: “preservar o humano”
Em sua primeira mensagem, Leão XIV alerta para os riscos da IA na comunicação e defende rostos e vozes humanas como centro das relações e da inovação digital.
São Francisco de Sales: a palavra como instrumento de amor
Mestre da mansidão e padroeiro dos comunicadores, São Francisco de Sales ensina a comunicar o Evangelho com amor, adaptando a linguagem ao tempo e às pessoas.
Catequese: por que ela é essencial para toda a Igreja?
A catequese é um caminho permanente de fé que anuncia Jesus, forma discípulos adultos e fortalece a missão da Igreja hoje. Entenda seu papel na Santa Igreja!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.