Formação

Jesus: verdadeiro Deus e verdadeiro homem

Escrito por Letícia Dias

05 SET 2023 - 15H21 (Atualizada em 05 SET 2023 - 16H03)

Jesus Cervantes/ Shutterstock

Leia MaisAssumidos por Jesus Cristo somos novas criaturasPara seguir a Jesus Cristo não basta apenas caminharSolenidade de Cristo Rei: Reze a Oração a Jesus Cristo, Rei do UniversoJesus ao se encarnar feito homem teria deixado a sua divindade? Como pode Ele ser homem-Deus?

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina que por meio de Sua Encarnação Jesus não é metade Deus e metade homem, ou seja, Ele mantém as duas essências.

“Ele fez-Se verdadeiro homem, permanecendo verdadeiro Deus. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Esta verdade da fé, teve a Igreja de a defender e clarificar no decurso dos primeiros séculos, perante heresias que a falsificavam.” (CIC, 464).

Além disso, esta verdade de fé também está fundamentada nos versículos “E o Verbo de Deus se fez carne e veio habitar entre nós” (Jo 1,14) e No princípio, era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1,1).

O Catecismo dedica ainda outros itens que esclarecem as realidades humanas e divinas de Jesus, como o 475:

“De igual modo, a Igreja confessou, no sexto Concílio ecumênico, que Cristo possui duas vontades e duas operações naturais, divinas e humanas, não opostas, mas cooperantes, de maneira que o Verbo feito carne quis humanamente, em obediência ao Pai, tudo quanto decidiu divinamente com o Pai e o Espírito Santo para a nossa salvação.

A vontade humana de Cristo ‘segue a sua vontade divina, sem fazer resistência nem oposição em relação a ela, antes estando subordinada a esta vontade todo-poderosa”

DCPmedia/ Shutterstock
DCPmedia/ Shutterstock


Na Carta aos hebreus, podemos verificar, do mesmo modo, que Jesus viveu situações de dificuldades parecidas com as nossas. No entanto, apesar de ter sido tentado, permaneceu isento do pecado.

“Porque não temos um Sumo Sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas; pois de modo semelhante ele passou pelas mesmas provações que nós, exceto a do pecado. Aproximemo-nos, portanto, com confiança, do trono da graça, a fim de obtermos misericórdia e alcançarmos a graça, para sermos socorridos no tempo oportuno.” (Hb 4, 15-16)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...