Após a Solenidade de Pentecostes, que marca o fim do Tempo Pascal, a Igreja volta a vivenciar o Tempo Comum, em sua sétima semana, já que este tempo é divido em 34 semanas distribuídas em forma não linear no calendário litúrgico. Leia MaisDogmas da Igreja: Santíssima TrindadeO que aprender sobre a devoção ao Divino Pai Eterno e à Santíssima Trindade?
“Com a nova reforma da liturgia proposta pelo Concílio, o Tempo Pascal terminou com a celebração de Festa de Pentecostes. A oitava de Pentecostes, acrescentada à cinquentena pascal no século VI, é abolida. Por isso, voltamos a celebrar o Tempo Comum, transcorridos os 50 dias pascais, vividos como um único dia vitorioso.”, explicou ao Vatican News o Padre Gerson Schmidt.
Ainda nesta semana é celebrada a Memória da “Bem-Aventurada Virgem, Mãe da Igreja”, desde o dia 03 de março de 2018, quando o Papa Francisco fixou por meio de um decreto da então Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, atual Dicastério, a memória para as segundas-feiras depois de Pentecostes.
O decreto “Ecclesia Mater”, dizia que a celebração mariana tem o objetivo de contribuir com o crescimento da Igreja como Mãe, por meio dos sacerdotes, religiosos e leigos.

Na sequência temos, no dia 21 de maio, a memória dos Santos Cristóvão de Magalhães, presbítero, e Companheiros, mártires; e no dia 22 a memória de Santa Rita de Cássia, religiosa, no sábado (25) as memórias: Santa Maria Madalena de Pazzi, virgem. São Beda Venerável, presbítero e doutor da Igreja, São Gregório VII, papa; e o título de Nossa Senhora no Sábado.
Por último, chegaremos no domingo (25) à Solenidade da Santíssima Trindade, na qual a Igreja celebra o mistério de Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.