A confissão é um encontro de amor com a misericórdia de Deus.
Para as crianças e para qualquer pessoa esse sacramento não deve ser um momento de medo ou culpa, mas uma oportunidade de reconciliar-se com Ele e ter os pecados perdoados.
Quando ensinamos os pequenos sobre a confissão, o mais importante é ajudá-los a compreender que Deus nos ama imensamente e que esse amor nos convida a viver bem, respeitar a Ele e ao próximo.
Somos orientados a fazer o exame de consciência com base nos Dez Mandamentos, mas para as crianças podemos resumir esse caminho de reflexão naquilo que Jesus nos ensinou: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Uma boa maneira de ajudá-las nesse processo é cultivar, com o nosso exemplo, o amor pela Igreja, pelos santos e, principalmente, pela amizade com Deus, que nasce por meio da oração.
Quando aprendem que Deus é um amigo presente que acolhe o pedido de “desculpas”, a confissão se torna um momento de retomar o relacionamento com esse amigo e de recomeçar sempre que necessário.
Para tornar o exame de consciência mais acessível, podemos compará-lo com situações do dia a dia.
Assim como a criança tira um tempo para se concentrar nos estudos ou para aprender um novo esporte, ela também pode reservar um momento para pensar sobre suas atitudes: “Tenho amado a Deus em minhas escolhas?”;“Tenho tratado bem as pessoas ao meu redor?”
Esse tempo de reflexão não é para gerar peso no coração, mas para ajudá-la a perceber o que pode melhorar, sempre com o olhar amoroso de Deus.
A confissão é um presente, um agir de Deus que renova a nossa consciência. Quando a criança entende isso, ela se aproxima desse sacramento com alegria, sem medo de ser julgada e com a compreensão de que Deus ama um coração arrependido de suas falhas.
add_circle Leia também: A partir de quando as crianças podem se confessar?
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.