Na celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa, a Igreja silencia e contempla, com profunda reverência, o mistério da cruz.
Neste dia, não se celebra a Eucaristia; a liturgia é sóbria, marcada pelo jejum, pela escuta da Palavra e pela adoração da cruz.
É nesse contexto que a Oração Universal ocupa um lugar de destaque e profundo significado. Essa oração, mais extensa do que nas outras celebrações, expressa a universalidade da redenção realizada por Cristo.
Diante da cruz, onde o Cordeiro de Deus entregou sua vida pela salvação de todos, a Igreja se coloca em intercessão por toda a humanidade.
Reza-se pelos fiéis e pelos que ainda não conhecem a Cristo, pelos que creem em Deus de outras formas, pelos governantes, pelos que sofrem, por toda a criação, pelo Santo Padre.
De acordo com o Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida:
“A Congregação para o Culto Divino recorda que 'em caso de grave necessidade pública, o bispo diocesano pode permitir ou estabelecer que uma intenção especial seja acrescentada' (Missale Romanum, editio typica tertia, p. 314, n. 13). Um exemplo foi no tempo da pandemia, mas somente em caso de grave necessidade pública”.
É um gesto de comunhão com a cruz, e também de esperança, porque mesmo em meio à dor da Paixão, a oração anuncia que Cristo venceu e continua a alcançar o mundo.
E ao nos unirmos em oração, assumimos nossa vocação de povo intercessor e solidário com o sofrimento do mundo.
Oração Universal
Pela Santa Igreja
Oremos, irmãos e irmãs caríssimos, pela santa Igreja de Deus: que o Senhor nosso Deus lhe dê a paz e a unidade, que Ele a proteja por toda a terra e nos conceda uma vida calma e tranquila, para sua própria glória. Deus eterno e todo-poderoso, que em Cristo revelastes a vossa glória a todos os povos, velai sobre a obra do vosso amor. Que a vossa Igreja, espalhada por todo o mundo, permaneça inabalável na fé e proclame sempre o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor.
Pelo Papa
Oremos pelo nosso santo padre, o papa (...) O Senhor nosso Deus, que o escolheu para o episcopado, o conserve são e salvo à frente da sua Igreja, governando o povo de Deus. Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes todas as coisas com sabedoria, dignai-vos escutar nossos pedidos: protegei com amor o pontífice que escolhestes, para que o povo cristão que governais por meio dele possa crescer em sua fé. Por Cristo, nosso Senhor.
Pelo clero e pelos leigos
Oremos pelo nosso bispo (...), por todos os bispos, presbíteros e diáconos da Igreja e por todo o povo fiel. Deus eterno e todo-poderoso, que santificais e governais pelo vosso Espírito todo o corpo da Igreja, escutai as súplicas que vos dirigimos por todos os irmãos ministros do vosso povo. Fazei que cada um, pelo dom da vossa graça, vos sirva com fidelidade. Por Cristo, nosso Senhor.
Pelos catecúmenos
Oremos pelos (nossos) catecúmenos: que o Senhor nosso Deus abra os seus corações e as portas da misericórdia, para que, tendo recebido nas águas do batismo o perdão de todos os seus pecados, sejam incorporados no Cristo Jesus. Deus eterno e todo-poderoso, que por novos nascimentos tornais fecunda a vossa Igreja, aumentai a fé e o entendimento dos (nossos), catecúmenos, para que, renascidos pelo batismo, sejam contados entre os vossos filhos adotivos. Por Cristo, nosso Senhor.
Pela unidade dos cristãos
Oremos por todos os nossos irmãos e irmãs que creem em Cristo, para que o Senhor nosso Deus se digne reunir e conservar na unidade da sua Igreja todos os que vivem segundo a verdade. Deus eterno e todo-poderoso, que reunis o que está disperso e conservais o que está unido, velai sobre o rebanho do vosso Filho. Que a integridade da fé e os laços da caridade unam os que foram consagrados por um só batismo. Por Cristo, nosso Senhor.
Pelos judeus
Oremos pelos judeus, aos quais o Senhor nosso Deus falou em primeiro lugar, a fim de que cresçam na fidelidade de sua aliança e no amor do seu nome.
add_box Saiba como acompanhar a Semana Santa no Santuário Nacional
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.