Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

A lição da formiguinha

Certa vez, um rapaz estava andando em um caminho de roça e viu, no chão, uma formiguinha carregando uma folha dez vezes maior que ela. O jovem parou e ficou observando. Cada vez que dava um pequeno vento, ela caía com a folha, mas se levantava e continuava a caminhada. Cansada, ela não aguentou mais carregar a folha, e a arrastava.

Até que chegou a um pequeno buraco no chão, que era a entrada do formigueiro. Ela tentou entrar com a folha nas costas, mas não conseguiu, porque a folha era maior que o buraco.

Depois de algumas tentativas, a formiguinha deixou a folha e entrou no buraco. O rapaz pensou: Coitada! Tanto sacrifício inútil!

Mas de repente saem do buraco várias formiguinhas e começam a cortar a folha em pedaços. Foi um verdadeiro mutirão. Em pouco tempo, a grande folha desapareceu, dando lugar a pequenos pedaços. Cada formiga pegou um pedacinho e entrou, certamente para alegria dos filhotes.

Até os animais vivem unidos e trabalham em equipe. “A união faz a força.” “Povo unido jamais será vencido.”

E foi assim que Jesus quis a Igreja. “Foi do agrado de Deus salvar e santificar os homens, não individualmente, mas unidos em Comunidade” (Concílio Vat. II, LC 9).

A Igreja tem vários níveis. Começando de cima para baixo: Igreja universal; conferências nacionais; conferências regionais (Sul 1, Leste 2 etc); províncias eclesiásticas (mais ou menos cinco dioceses, em torno de uma arquidiocese); dioceses; paróquias; comunidades católicas; famílias. A família é chamada Igreja doméstica.

Vamos reafirmar a nossa fé na Igreja, una, santa, católica e apostólica, e amá-la mais. Ela é pecadora, mas tem muita gente santa. Em primeiro lugar, o seu fundador, Jesus Cristo. Em segundo vem sua Mãe, Maria Santíssima.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...