Certa vez, um rapaz estava andando em um caminho de roça e viu, no chão, uma formiguinha carregando uma folha dez vezes maior que ela. O jovem parou e ficou observando. Cada vez que dava um pequeno vento, ela caía com a folha, mas se levantava e continuava a caminhada. Cansada, ela não aguentou mais carregar a folha, e a arrastava.
Até que chegou a um pequeno buraco no chão, que era a entrada do formigueiro. Ela tentou entrar com a folha nas costas, mas não conseguiu, porque a folha era maior que o buraco.
Depois de algumas tentativas, a formiguinha deixou a folha e entrou no buraco. O rapaz pensou: Coitada! Tanto sacrifício inútil!
Mas de repente saem do buraco várias formiguinhas e começam a cortar a folha em pedaços. Foi um verdadeiro mutirão. Em pouco tempo, a grande folha desapareceu, dando lugar a pequenos pedaços. Cada formiga pegou um pedacinho e entrou, certamente para alegria dos filhotes.
Até os animais vivem unidos e trabalham em equipe. “A união faz a força.” “Povo unido jamais será vencido.”
E foi assim que Jesus quis a Igreja. “Foi do agrado de Deus salvar e santificar os homens, não individualmente, mas unidos em Comunidade” (Concílio Vat. II, LC 9).
A Igreja tem vários níveis. Começando de cima para baixo: Igreja universal; conferências nacionais; conferências regionais (Sul 1, Leste 2 etc); províncias eclesiásticas (mais ou menos cinco dioceses, em torno de uma arquidiocese); dioceses; paróquias; comunidades católicas; famílias. A família é chamada Igreja doméstica.
Vamos reafirmar a nossa fé na Igreja, una, santa, católica e apostólica, e amá-la mais. Ela é pecadora, mas tem muita gente santa. Em primeiro lugar, o seu fundador, Jesus Cristo. Em segundo vem sua Mãe, Maria Santíssima.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.