Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

O enterro da Igreja

Havia, certa vez, uma pequena cidade do interior que tinha seu Pároco, um padre já idoso e doente. Um dia, ele morreu. Como o bispo não tinha outro padre para substituí-lo, a cidade ficou sem padre.

 

Devagarinho, o povo foi se esquecendo da Igreja. Acabaram trancando de vez as portas da velha Matriz. O povo comentava que a Igreja ali tinha morrido.

 

Vários anos se passaram, até que o bispo, preocupado, mandou para lá um padre recém ordenado.

 

O jovem sacerdote chegou e, com todo o seu entusiasmo, abriu as portas da Matriz, retirou as telhas de aranha, e bateu o sino, chamando o povo. Mas não veio ninguém.

 

O padre saiu pelas ruas, convidando pessoalmente os que encontrava. A resposta era sempre a mesma: “Não adianta, padre, a Igreja daqui morreu”.

 

O padre teve uma ideia: Se a Igreja morreu, vamos enterrá-la. E convidou o povo para o enterro da Igreja.

 

A noticio espalhou-se. As mulheres que lavavam roupa no córrego, e os homens nos bares, comentavam: “Você já viu enterro de Igreja?...”

 

Na hora marcada, a Matriz estava repleta. O padre havia tirado os bancos e colocado no meio do templo um caixão, cercado por uma corda.

 

Após a celebração fúnebre, o padre disse, em um tom fúnebre: “Convido vocês a se aproximarem do caixão e darem o seu último adeus à Igreja falecida”.

 

Abriu-se a corda e o povo se aproximou. Mas cada um que olhava dentro do caixão, levava um susto, e saia com a cabeça baixa.

 

Você já está imaginando o que o padre colocou no caixão: Um espelho. Cada pessoa que olhava, via a si mesmo lá dentro!

 

É a pura verdade. Nós somos Igreja. Criticá-la é criticar a nós mesmos.

 

Que Maria Santíssima nos ajude a amar a Santa Igreja. Amar a nossa Comunidade, a nossa Paróquia e a nossa Diocese. Amar a Igreja e fazê-la cada vez mais viva, santa e bonita.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...