Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

O monge e o escorpião

Certa vez, um monge e um discípulo caminhavam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas.

O monge correu pela margem do rio, jogou-se na água e estendeu o dedo para o bichinho.

Quando o trazia para fora, o escorpião o picou. Devido à dor, o monge deixou-o cair novamente na água. Foi então à margem, tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou.

Continuando a caminhada, o discípulo lhe disse: “Mestre, deve estar doendo muito. Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Picou a mão de quem o salvara. Que se afogasse! Não merecia compaixão!

O monge ouviu tranquilamente o comentário e respondeu: “Ele agiu conforme a sua natureza, e eu de acordo com a minha”.

O monge foi imprudente ao estender o dedo para o escorpião. Mas o fato nos faz refletir sobre a forma de melhor compreender e aceitar as pessoas com quem nos relacionamos. Não podemos, nem temos o direito, de mudar o outro. Cada um dá o que tem e o que pode. Devemos fazer a nossa parte, com muito amor e respeito ao próximo, cada qual conforme a sua natureza.

E a nossa natureza não é só humana. Temos uma “janela aberta ao infinito”. Participamos da natureza divina. Só nos realizamos plenamente no amor, na doação, na união com Deus e com o próximo, como bons membros da Igreja que Jesus fundou.

Que Maria Santíssima nos ajude a reproduzir em nós a imagem de Cristo, pois a nossa natureza ultrapassa a vida material.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...