Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

O nó górdio

Alexandre Magno foi rei da Macedônia, no Séc. IV A/C. Tinha fama de ser muito inteligente. Como todos os chefes, ele também tinha opositores.

Havia, na época, o célebre “nó górdio”, um nó que se dava numa corda, que ninguém conseguia desatar.

Um dia, seus adversários resolveram, para desmoralizá-lo, desafiá-lo em público, e de surpresa, a desatar o nó górdio, que ele não conhecia.

Numa sessão solene, com toda a corte reunida, foram-lhe apresentadas duas cordas amarradas uma na outra com o nó, para que ele o desatasse.

O rei observou o nó de todos os lados e viu que era mesmo dificílimo de ser desamarrado. Na hora, desembainhou sua espada e, com um só golpe, cortou o nó no meio.

Em seguida, no meio dos aplausos da plateia, pegou as duas cordas, antes amarradas, e entregou ao que o havia desafiado. Isto aumentou ainda mais a fama e o prestígio do rei Alexandre Magno.

Daí surgiu a expressão “cortar o nó górdio”, que significa resolver um problema complexo, de maneira simples e direta.

Às vezes, em nossa vida, há situações semelhantes ao nó górdio. São difíceis de solucionar. Nestes casos, existe a saída de Alexandre Magno: Em vez de achar a ponta da miada, cortar o nó.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...