Havia, na antiguidade, um rei que gostava de ser elogiado e homenageado. No entanto, ele tinha um defeito físico notável: Seu monstruoso nariz era extremamente feio e deformado. Por isso, não deixava nenhum pintor retratá-lo, já que naquele tempo não havia fotografia.
No entanto, quando estava velho, seu filho e sucessor insistiu tanto que conseguiu que o pai permitisse ser pintado em uma tela, a fim de ser colocada na galeria dos reis do reino. Mas o pai estabeleceu uma condição: Só aceito se o artista me pintar a contento. Os três melhores pintores do reino foram convocados.
O primeiro retratou o monarca tal e qual, com o seu narigão horripilante. O rei recusou a pintura e mandou prender o artista.
O segundo pintou o rei fielmente, com exceção do aberrante nariz, em cujo lugar colocou um belo e irrepreensível nariz. O rei sentiu-se ridicularizado e mandou prender também este artista.
Chegou a vez do terceiro pintor. Este, conhecendo a paixão do rei pela caça, retratou-o portando uma carabina e apontando-a em direção a uma raposa. E a arma cobria-lhe justamente o nariz. Vendo o quadro, o soberano sorriu satisfeito e recompensou largamente o artista.
A estória retrata três atitudes nossas. A primeira é a franqueza exagerada, que pode ferir as pessoas. A segunda é a mentira, distorcendo os fatos, a fim de agradar aqueles a quem desejamos conquistar. E a terceira atitude, a ideal, é expor sempre a verdade, mas evidenciando o que é útil e edificante, e desfocando os aspectos menos construtivos.
Que o bom Deus nos ajude a sermos sempre fieis à verdade, mas não a expondo quando isso pode prejudicar o nosso próximo. Nós temos o direito de ocultar aquela parte da verdade que pode prejudicar alguém.
(Fonte: Pe. Jesus Bringas)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.