Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R Em Histórias de Vida

O segredo da felicidade

Certa vez, na antiguidade, um mercador enviou seu filho para aprender o segredo da felicidade com o homem mais sábio da região. O jovem andou durante um mês pelo deserto, até chegar a um bonito castelo, no alto de uma montanha. Ali vivia o sábio.

No entanto, em vez de encontrar-se com ele, o rapaz viu, em uma sala, uma atividade intensa. Eram mercadores que entravam e saiam, pessoas conversando, uma pequena orquestra que tocava suaves melodias e uma mesa repleta dos mais deliciosos manjares.

O mestre conversava com todos, e o jovem teve de entrar na fila, onde esperou durante duas horas.

Quando chegou a sua vez, o sábio ouviu atentamente o motivo da visita, mas disse que naquele momento não tinha tempo de lhe explicar o segredo da felicidade. Pediu que ele desse um passeio pelo palácio e regressasse duas horas depois.

Mas o sábio lhe disse, entregando-lhe uma colherinha de chá quase cheia de azeite:

- Peço-lhe um favor: Enquanto você estiver caminhando, leve esta colherinha, cuidando para não derramar o azeite.

O jovem começou a subir e a descer as escadas do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Passadas as duas horas, retornou à presença do sábio. Este perguntou-lhe:

- Que tal? Você viu os tapetes da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim com belíssimas flores? Viu a biblioteca?

O jovem, envergonhado, confessou que não tinha visto nada disso, pois a sua preocupação era não derramar o azeite. O sábio lhe disse então:

- Volte e procure conhecer as maravilhas do meu mundo. Você não pode confiar em uma pessoa, se não conhece a sua casa.

E lhe deu novamente a colher com o azeite.

O jovem voltou a percorrer o palácio, observando com atenção todas as obras de arte e os belos adornos nas paredes e no teto. Viu jardins, a beleza das flores, as montanhas. De volta à presença do sábio, contou-lhe tudo o que tinha visto.

- Mas onde está o azeite da colherinha? Perguntou o sábio. O jovem olhou a colher e se deu conta de que o havia derramado. O sábio então concluiu:

- Vou dar-lhe um único conselho, para descobrir o segredo da felicidade: Olhe todas as maravilhas do mundo, mas sem nunca se esquecer do azeite na colher, isto é, sem nunca se esquecer dos valores que carrega consigo.

(Fonte: Pe. Jesus Bringas)

Escrito por
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R

Mais conhecido como Padre Queiróz (in memoriam) recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.