Histórias de Vida

Santa Cecília

Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)

Escrito por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

26 DEZ 2013 - 02H59 (Atualizada em 22 NOV 2022 - 09H29)

Shutterstock

Santa Cecília viveu em Roma, no Séc. III. Era um tempo de forte perseguição à Igreja por parte do império romano. 

Logo que cresceu, Cecília tornou-se uma garota muito linda. Ela tinha um amor enorme a Deus e, em segredo, consagrou a Ele a sua vida e sua virgindade. 

Seguindo o costume da época, seus pais a prometeram em casamento a um rapaz importante da aristocracia romana, mas pagão. Contra a sua vontade, Cecília teve de ir ao casamento. Durante a celebração, ela mudava mentalmente as letras das músicas de amor que eram cantadas, colocando Deus no lugar do rapaz decantado. 

Assim, enquanto a orquestra tocava melodias de amor humano, ela, no seu íntimo, acompanhava as músicas colocando letras de amor a Deus. Por isso que Cecília é a padroeira da música. 

Antes de dormirem juntos, ela contou ao rapaz o seu voto. Ele entendeu e a respeitou. No fim, também ele se converteu à Igreja Católica. Mas, infelizmente, Cecília foi condenada à morte, justamente por ser católica. Antes da execução, o próprio Papa, chamado Urbano, veio ao cárcere e lhe deu o sacramento da Unção dos Enfermos. 

Na verdade, não era só Cecília que era apaixonada por Deus. Deus também era apaixonado por ela. Não só por ela, mas por cada um de nós. Você também não quer imitar Cecília? Quem convida é o próprio Deus. Todo amor verdadeiro é totalizante e inclui a doação da vida. 

“Eu quero ver acontecer. Um sonho bom, sonho de muitos, acontecer. Nascendo da noite escura, a manhã futura trazendo amor. No vento da madrugada, a paz tão sonhada brotando em flor.” 

Quando Maria soube da necessidade da prima Isabel, foi apressadamente ajudá-la. A pressa não foi porque Isabel estivesse precisando com urgência. Foi o amor a Deus que Maria carregava dentro de si que a fez apressar-se. A prova disso é que, ao chegar à casa da prima, cantou louvando a Deus.

Santa Maria e Santa Cecília, rogai por nós!

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...