Em uma congregação religiosa masculina, havia um mestre de noviços que queria ver seus noviços sempre alegres. Embora o noviciado seja um tempo de reflexão e estudo da própria vocação, nem por isso é tempo de tristeza, dizia ele.
Por isso, quando via um rapaz triste, sem alegria, com a cara amarrada, ele perguntava:
- Por que este rosto sério e fechado? Se está com fome, vá comer alguma coisa. Se está doente, vamos logo ao médico. Se está cansado e com sono, vá tirar uma soneca. Se tem algum pecado, procure um confessor. Mas, por favor, não faça uma cara de quem comeu e não gostou.
De fato, a alegria é uma característica dos cristãos católicos. Na Igreja primitiva, os cristãos eram sempre alegres. Veja algumas passagens da Bíblia:
- “Perseverantes e bem unidos, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão pelas casas e tomavam a refeição com alegria” (At 2,46).
“Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Proibiram que eles falassem do nome de Jesus, e soltaram-nos. Os apóstolos saíram alegres por terem sido considerados dignos de sofrer injúrias por causa do nome de Jesus” (At 5,40-41).
- “Há mais alegria em dar do que em receber” (At 20,35). Esta é a única frase que é certo que Jesus falou e não está nos Evangelhos.
“O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas é justiça e alegria no Espírito Santo” (Rm 14,17-19).
- “Irmãos, estai sempre alegres” (1Ts 5,16).
- “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: Alegrai-vos. Seja a vossa alegria conhecida de todos” (Fl 4,4-7).
Maria Santíssima cantou, no Magnificat: “O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”. Ela alegrou-se, mesmo antes do Filho nascer. E nós, tantos anos depois, continuamos nos alegrando. É uma alegria misturada com gratidão. Ou melhor, uma gratidão manifestada em alegria.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.