Dioceses, instituições religiosas e fiéis católicos espalhados por todo o mundo celebram nesta segunda-feira (24), a XXII Jornada de Oração e Jejum pelos Missionários Mártires. A iniciativa promovida pelo Movimento Juvenil Missionário (MJM), das Obras Pontifícias Missionárias de Itália, é realizada desde 1993. A data faz memória do dia da morte de dom Oscar Romero que foi assassinado a tiro em 1980, enquanto celebrava missa na capela do hospital Divina Providência. Dom Romero era Arcebispo de San Salvador, capital de El Salvador, que fica localizada na América Central.
Em 2014 a celebração tem como tema 'Martyria', que significa, testemunho ou "condição indispensável" para ser discípulo de Jesus. “Todos somos chamados a testemunhar nossa fé, a contar sobre o nosso encontro com o Ressuscitado, a suportar qualquer tipo de tribulação, injustiça, perseguição física e espiritual, incompreensões de todo gênero para transmitir a Boa Nova que nós recebemos de outros”, destaca subsídio para a celebração preparado pelo movimento.
Para padre Michele Autuoro, diretor nacional do movimento, “recordar os missionários, que em modos diversos pagaram com a sua vida o generoso serviço prestado aos irmãos, não deve ser um álibi para nós; não podemos nos limitar a celebrar seus nomes... Não! Temos o dever de assumir o estilo, a indiscutível seriedade e dedicação que os levou a não temer a eventualidade de ameaças e riscos... estes nossos amigos nos clamam para que nossa vida de discípulos do Mestre Jesus continue a proclamar o Evangelho que liberta e restitui dignidade a muitos nossos irmãos e irmãs pisoteados por injustiças de outros irmãos e irmãs”.
No último ano, segundo informações da Agência Fides, foram assassinados 23 agentes de pastorais, sendo 20 padres, 1 religiosa e 2 leigos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.