Por Redação A12 Em Igreja

Catedral da Sé de São Paulo comemora 60 anos de sua dedicação

Nesta sexta-feira (5) a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, conhecida como Catedral da Sé, comemora os 60 anos de sua Dedicação. Em toda a Arquidiocese, a data é comemorada liturgicamente como festa, enquanto na própria Catedral é celebrada como solenidade. Igreja Mãe da Arquidiocese de São Paulo, a Catedral da Sé é um marco religioso, histórico e cultural da capital paulista. A data assinala uma ocasião especial para agradecer a Deus pelos evangelizadores, que edificaram a Igreja em São Paulo ao longo de quase 5 séculos. 

Catedral Sé de São Paulo

"Há vários motivos pelos quais a Igreja destaca, na sua Liturgia, o aniversário da  dedicação dos templos. O templo 'dedicado' representa, de maneira especial, o lugar sagrado que reservamos para Deus entre as nossas casas e os ambientes de vida e  trabalho. Desejamos sua presença e companhia: Deus tem um lugar entre nós. Além disso, o templo é um marco, um sinal de que Deus está, de fato, entre nós e que queremos orientar nossa vida para Ele. Uma cidade sem templo poderia indicar que seus  habitantes não têm lugar para Deus entre eles, talvez porque rejeitam a sua companhia", sublinhou o arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer em mensagem especial para a celebração deste ano, explicando as motivações da Igreja para esta festividade litúrgica. 

 

"A comemoração do aniversário da dedicação de nossa Catedral, convida-nos a também  recordar a nossa consagração a Deus: somos morada viva do Espírito Santo e pertencemos a Deus!", Dom Odilo Scherer. 

Para Dom Odilo, a celebração recorda a consagração de cada cristão e indica um testemunho de fé a ser dado por cada um. "A comemoração do aniversário da dedicação de nossa Catedral, convida-nos a também recordar a nossa consagração a Deus: somos morada viva do Espírito Santo e pertencemos a Deus! Que nossas vidas e nossas pessoas testemunhem e irradiem a presença amorosa de Deus no mundo. E sejamos digna 'morada de Deus' no mundo!"

Nesta sexta, duas missas solenes serão celebradas na Catedral. Às 12h pelo arcebispo Dom Odilo Scherer e às 17h pelo cura da Catedral. 

História da Catedral da Sé

Inaugurada em 25 de janeiro de 1954, por ocasião das comemorações do IV centenário de fundação da cidade de São Paulo, a Catedral da Sé foi dedicada somente em setembro, durante o I Congresso Nacional da Padroeira do Brasil, realizado entre São Paulo e Aparecida. A dedicação foi feita pelo Cardeal Adeodato Givanni Piazza, que veio como enviado pontifício para o Congresso da Padroeira.

Com 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e 65 metros de altura (com exceção das torres), a atual Catedral foi idealizada para substituir a antiga Igreja da Sé, de 1612, bastante deteriorada pelo tempo.

Construção

Catedral da Sé nos anos 50A pedra fundamental da Catedral da Sé foi colocada em 1912, pelo então arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva. Sua inauguração estava prevista para 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil. Porém, devido à falta de verbas e a ocorrência de duas Grandes Guerras que atrapalharam as importações dos materiais de construção, a Catedral foi inaugurada somente em 1954, pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, ainda que parcialmente concluída.

A construção da Sé desde o seu início foi muito difícil devido a suas proporções, pois tudo nela era grande. O projeto, de autoria do arquiteto Maximiliano Emil Hehl, previa que a mesma fosse construída em pedras. Para ser fiel ao projeto, foi adquirida uma pedreira a quatro quilômetros da estação de Ribeirão Pires. Além dos alicerces, as pedras foram utilizadas no serviço de cantaria, nas escadas e nas principais partes externas do templo.

Estilo

O estilo neogótico da Catedral é considerado peculiar, com seu aspecto eclético em estilos arquitetônicos. Nas colunas alçadas a 70 metros de altura, encontram-se elementos típicos da fauna e da flora brasileiras, como ramos de café, o tamanduá-bandeira, o tatu-bola, a coruja contrastando com grandes personagens do século XX, da história da Catedral e da história universal.

Órgão e sinos

O órgão foi fabricado em Milão e é o maior da América Latina, com 10.200 tubos. Está desativado desde 1999 e existe projeto em andamento para a sua reconstrução. Já o carrilhão de sinos, localizado nas torres, é um dos maiores do País, com 61 sinos sendo 35 acionados eletronicamente. Passou recentemente por uma reforma geral e está em pleno funcionamento.

Referência para a fé 

Em meio à agitação e o corre-corre do centro da maior cidade do País, a Igreja Mãe da Arquidiocese de São Paulo é, sobretudo, um ponto de referência para a fé dos paulistanos.

São celebradas missas de segunda a sexta-feira em diversos horários e o mesmo ocorre nos sábados e domingos, e diariamente, há padres atendendo confissões. Outras atividades também convidam os fiéis à um momento de oração em meio ao tumulto da capital paulista. 

Na Catedral também são celebrados Batismos e Matrimônios. Saiba mais sobre as atividades e horários da Catedral da Sé no site: www.catedraldase.org.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...