Por Pe. André Gustavo de Sousa Em Igreja

A espiritualidade da Novena de Natal

Estimado irmão (ã), estamos nos aproximando das festas do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. É muito comum nossas famílias se reunirem para preparar essa grande solenidade através da novena de Natal.

Neste tempo, muitas pessoas se reúnem para rezar em pequenas comunidades, em família, em pequenos grupos, na espera do Salvador e na renovação da esperança de tempos novos. As novenas de Natal nos ajudam a preparar nosso coração pela conversão para acolher o Senhor que vem despertando o sentido da espera vigilante pela sua vinda gloriosa e motivando-nos à construção de um mundo melhor. Repleta de sentido espiritual, pastoral e comunitário, a novena nos ajuda a bem preparar essa grande festa e celebrarmos com alegria e fé a vinda do Deus-Conosco na história. É momento forte de evangelização em nossas comunidades.

quinto dia da novena de natal

A novena faz parte dos sacramentais da Igreja e surgiu com o intuito de melhor evangelizar e conscientizar o povo da importância, da beleza e do significado da festa do Natal. Por isso podemos fazê-la de muitos modos, conforme nossa identidade religiosa, cultural, a partir do chão de nossa vida, de nossas alegrias e esperanças, lutas e sofrimentos, com fé na vitória do Amor. Vamos de casa em casa levando a imagem de Jesus Menino, em clima de oração, lendo, meditando e rezando a Palavra de Deus, em espírito de partilha e solidariedade.

A participação das famílias deve ser um destaque na novena, pois o Natal é a festa do amor de Deus que se fez família. Devemos ter espírito missionário e sair de nossos templos e irmos ao encontro, sobretudo daquelas famílias, que muitas vezes não compartilham conosco a vida pastoral e litúrgica de nossas comunidades, mas vivem os mesmos sentimentos de esperança por uma nova vida, mais plena de sentido e feliz. Enfim devemos nos inspirar no entusiasmo das primeiras comunidades que se reuniam nas casas, desejosas e esperançosas da vinda do Senhor e suplicar insistentemente em família: Vem, Senhor Jesus!

Tudo deve ser preparado com muito amor: a acolhida, o ambiente, a meditação da Palavra de Deus, o coração dos participantes animados pelo amor e pela solidariedade. Devemos incluir a todos, crianças, jovens e adultos e celebrar num clima alegre e festivo. É importante que seja próxima da festa do Natal (os 9 dias que antecedem), conforme a realidade das pessoas e das comunidades.

Além da Novena de Natal é importante que participemos das celebrações litúrgicas do Tempo do Advento, alimentando nosso coração na Eucaristia e também assumindo um propósito sincero de conversão e celebração do Sacramento da Reconciliação. Aperfeiçoar a vivência das virtudes da fé, esperança e caridade, combatendo a mentalidade puramente consumista, que relativiza o Absoluto e absolutiza as coisas que não atingem o coração e dão pleno sentido à vida. Que este tempo nos incentive à solidariedade, a comunhão fraterna, a defesa da vida e promoção da dignidade humana. Assim teremos um Natal verdadeiro e feliz, repleto de luz, de paz e de alegria!

Tenha um Feliz Natal e um ano novo repleto de paz e da alegria de Cristo Jesus!

Escrito por
Assinatura pequena André Gustavo Colunista.png
Pe. André Gustavo de Sousa

Sacerdote da Arquidiocese de Aparecida (SP) , coordenador de Pastoral e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Guaratinguetá (SP).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.