Neste ano de 2023, a Igreja no Brasil dedica a sua Campanha da Fraternidade ao problema da fome. Conscientes de que "a fé sem obras é morta" (Tg 2,17), precisamos manifestar nossa compaixão pelos irmãos que sofrem, continuando a obra de Jesus, que veio “evangelizar os pobres, proclamar a libertação aos presos e restituir a liberdade aos oprimidos” (Lc 4,18).
A CF 2023 nos propõe refletir sobre aquela palavra de Jesus dirigida aos apóstolos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Ele disse isto quando se achava diante de uma multidão de seguidores famintos e foi aconselhado pelos Doze a despedir as pessoas para que cada qual fosse comprar seu alimento.
Jesus tem compaixão; não é insensível, tem um coração que se comove e sente-se ligado àquele povo. E faz seus discípulos participarem de sua obra de misericórdia. “Quantos pães tendes? Ide ver”. São poucos pães e peixes, mas com a força da fé e da oração, vão ser compartilhados com toda aquelas pessoas.
Leia MaisCF 2023: A importância de falarmos sobre a fome“Fraternidade e fome” será tema da CF 2023
É urgente tratarmos a questão da fome em nossa terra. O Brasil já tinha saído do “Mapa da Fome” em 2014, mas agora, com 33 milhões de habitantes passando fome, o que representa 15,5% da população, voltou a figurar entre os países que não garantem a comida necessária a seus filhos.
Como pode faltar comida num país que é o terceiro maior exportador de alimentos?
Ouçamos o que o Papa Francisco tem a dizer à América Latina:
“A primeira tarefa é pôr a economia ao serviço dos povos. Digamos NÃO a uma economia de exclusão e desigualdade, onde o dinheiro reina em vez de servir. Esta economia exclui. Uma economia verdadeiramente comunitária – poder-se-ia dizer, uma economia de inspiração cristã – deve garantir aos povos dignidade, prosperidade e civilização em seus múltiplos aspectos, e nos propõe, no contexto atual, buscar no ensinamento de Jesus a nova lógica, capaz de gerar uma nova economia que promova vida digna para todos.”
Sejamos solidários, pessoas que sabem repartir o que têm, como Francisco disse na Carta para o VI Dia Mundial dos Pobres, celebrado em 13/11/2022:
“Solidariedade é, precisamente, partilhar o pouco que temos com os nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.