Igreja

A grande devoção mariana do Monsenhor Jonas Abib

Desde o início de sua vocação sacerdotal, além da força do Espírito Santo, sacerdote salesiano sempre pediu a intercessão de Maria em sua missão evangelizadora

Escrito por Alberto Andrade

14 DEZ 2022 - 14H24 (Atualizada em 14 DEZ 2022 - 15H13)

Comunidade Canção Nova

Falecido no dia 12 de dezembro de 2022, quando a Igreja celebra Nossa Senhora de Guadalupe, o Monsenhor Jonas Abib dedicou boa parte dos seus 85 anos de vida e missão aos pés de Nossa Senhora.

Leia MaisO legado do Monsenhor Jonas Abib na evangelização católicaPrincipais marcos da trajetória de Monsenhor Jonas AbibDom Orlando envia nota de pesar pela morte de Monsenhor JonasLogo com 13 anos de idade, quando entrou para o seminário salesiano, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas (SP), ele se deparou com uma dificuldade e assim descobriu como a devoção mariana faz diferença quando pedimos com verdade em nossos corações.

"Para o seminário eu fui, assim, com muita bobagem na cabeça. Tinha uma dificuldade enorme de viver a pureza, e não fazia por maldade, era fraqueza mesmo. Quando o meu diretor, observando minha sinceridade ainda naquele primeiro ano, disse-me: ‘Consagre-se a Nossa Senhora e, todos os dias, antes de se deitar, ao pé de sua cama, reze três Ave-Marias e você vai ver como ela lhe dará a vitória’. Com aquela simplicidade de menino – mas menino que queria vencer e não tinha forças –, eu fiz do jeitinho que o meu diretor falou”, disse. 

Comunidade Canção Nova
Comunidade Canção Nova


Maria como condutora de seu sacerdócio

Durante sua passagem pelo seminário, a espiritualidade salesiana de Dom Bosco sobre Maria Auxiliadora acompanhou cada passo da formação do sacerdote.

Tamanha era a devoção que, em 8 de dezembro de 1964, na Solenidade da Imaculada Conceição, Jonas Abib recebeu o sacramento da ordem na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Padre Wagner Ferreira, vice-presidente da Comunidade Canção Nova, falou ao A12 a respeito do carinho do seu fundador com a Virgem Maria na missão dada por Deus para evangelizar a muitas pessoas durante seu sacerdócio.

"Padre Jonas foi muito enriquecido pelo carisma de São João Bosco, e obviamente, pela intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, a quem Dom Bosco tinha uma profunda devoção. Nosso fundador consagrou a comunidade a Nossa Senhora, e chamava como 'Casa de Maria' no sentido de família, de estirpe, de raça, nós somos da raça de Nossa Senhora! Nós queremos aprender com Maria a servir, seguir e adorar Jesus e colocar nossa vida à disposição da obra redentora de Cristo", disse o sacerdote.

Padre Jonas Abib estreitava sua relação com Maria a todo o momento.

"O monsenhor rezava o Terço toda noite em sua casa e através do Santo Rosário ele cultivava essa devoção. E nesses últimos meses da sua internação, toda luta que ele viveu em relação a sua saúde, Padre Jonas fez uma oração de entrega, pedindo que Nossa Senhora cuidasse dele nesse momento de dor e sofrimento, e o fato de ter falecido exatamente na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, isso é um sinal que a Virgem Santíssima o levou a participar da alegria dos justos de Deus", concluiu o padre Wagner.


A intercessão da Mãe na missão evangelizadora

No final dos anos 1970, quando foi inaugurada a primeira casa de missão da Comunidade Canção Nova, em Queluz (SP), local onde nasceram os princípios que regem toda a vida da instituição, foi batizada pelo seu fundador como “Canção Nova – Casa de Maria”.

Na casa e, futuramente, no terreno onde hoje é o Centro de Evangelização, na cidade de Cachoeira Paulista (SP), padre Jonas Abib lançou as medalhinhas de Nossa Senhora das Graças, pedindo que Ela guardasse aquele lugar para ser a sede da Comunidade.

Comunidade Canção Nova
Comunidade Canção Nova


Outro testemunho forte do religioso com Nossa Senhora
 foi a partir de um presente recebido durante uma de suas gravações: a capelinha de Nossa Senhora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

"Fiquei encantado com aquela capelinha e as feições de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo. Com isso, fomos cada vez mais nos aproximando dela; até o ponto que, a convite do provincial naquela época, eu fiz a consagração".

Padre Jonas selou a Aliança de amor com Maria no Santuário da Mãe Rainha, no Jaraguá, em São Paulo, no dia 17 de maio de 2000, e anos depois foi construída uma ermida da Mãe em sua comunidade, onde os fiéis fazem suas orações e pedidos.

Em maio de 2004, o sacerdote consagrou toda a comunidade, sistema de comunicação, os membros e fiéis evangelizadores no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.

Comunidade Canção Nova
Comunidade Canção Nova


"Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, ao vosso Coração Imaculado nos consagramos, em ato de plena entrega e doação ao Senhor. Por Vós seremos levados a Cristo vosso Filho e Filho unigénito de Deus e por Ele o com Ele, a seu Eterno Pai. Caminharemos à luz da fé, da esperança e do amor para que o mundo creia que Cristo é o enviado do Pai para nos transmitir a Sua Palavra e seremos nós os Seus enviados a fim de levar o Seu conhecimento e amor até aos confins da terra", assim iniciou Padre Jonas a oração de consagração à Virgem de Fátima.

Despedida ao líder religioso

Na Comunidade Canção Nova, o corpo do Monsenhor Jonas está sendo velado no Centro de Evangelização Dom João Hipólito, e na quinta-feira (15) será levado em cortejo para o Santuário do Pai das Misericórdias para a última despedida e sepultamento.

A12 mostra o legado que o monsenhor deixa para a evangelização

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...