Por Pe. José Luis Queimado, C.Ss.R. Em Igreja Atualizada em 26 MAR 2019 - 11H44

A12.com: A história de um Portal de Internet

topo_aniversario_a12

Quem já leu contos de fadas ou já assistiu a filmes de ficção científica ou de aventuras se lembrará com facilidade dos portais mágicos. Eles são passagens que ligam dois mundos paralelos. Ao atravessá-los, o personagem sai de sua realidade presente e, instantaneamente, encontra-se num mundo completamente diferente do seu, no tempo e no espaço. É encantadora e charmosa essa ideia de teletransportar-se, mas ainda está muito longe de ser possível a desmaterialização/materialização do ser humano. No entanto, com o advento do mundo digital, o portal mágico encontrou o seu lugar no reino das metáforas; e veio para ficar!

O desejo de concentrar grande quantidade de conteúdo num endereço comum na Internet, facilitando o acesso dos internautas, fez com que surgisse a ideia de portal. Assim como nos contos e na ficção, trata-se de uma passagem que leva o internauta a vários mundos dentro da “web”.

 

Acompanhe os vídeos especiais de 5 anos do portal A12.com -www.a12.com/5anos

E é nesse mundo que se situa o Portal A12.com, o “portal de boas notícias!”. O Portal A12 surgiu devido à necessidade de organização dos diversos meios virtuais usados pelos locais de atuação pastoral dos missionários redentoristas da Província de São Paulo. O Santuário Nacional, a Fundação Nossa Senhora Aparecida e a Província Redentorista de São Paulo possuíam cada um o seu próprio website, com uma bagagem grande de conteúdo. No entanto, a comunicação entre as linguagens digitais dessas instituições era muito precária. Foi aí que, a partir do Santuário Nacional, nasceu a ideia de organizar todo o conteúdo produzido pelas três instituições, direcionando-o a uma só “url” na Internet. Para isso, havia a necessidade de comprar um domínio (endereço exclusivo). Pensou-se, então, no domínio www.a12.com, que continha o “A” de Aparecida e o “12” da festa da Padroeira.

Inicialmente o Portal A12 começou a ter os seus primeiros acessos a partir de 01 de abril de 2010, data de seu lançamento. Nessa época, quem estava à frente do portal era a gerente de comunicação institucional do Santuário Nacional, Flávia Gabriela.

Tendo em vista grandes eventos que se aproximavam, a Província de São Paulo se prontificou em enviar um de seus missionários para coordenar a nova empreitada. O padre Ronival Benedito dos Reis, que acabara de chegar de um trabalho de anos nos Estados Unidos, passou a ser o primeiro diretor executivo do Portal A12. Todavia, não se dedicava exclusivamente a esse trabalho, pois morava em São Paulo e desenvolvia outros trabalhos missionários. Sentindo as urgências apertarem, no início de 2012, o Santuário Nacional disponibilizou um espaço em suas dependências para que a primeira equipe totalmente dedicada à Internet pudesse trabalhar e expandir o projeto, e assim também agiu o provincial redentorista da Província de São Paulo, enviando dois missionários para trabalharem exclusivamente nesse ramo da Internet.  

No começo de 2012, o padre Evaldo César tomou a frente da diretoria executiva do portal e o frater Daniel Antonio se tornou o diretor de projetos. Com o aumento do número de internautas que acessavam o Portal diariamente, fidelizando-se ao seu conteúdo, mais uma necessidade se apresentou: a reformulação de todo o seu design e da migração para uma linguagem de programação mais moderna.

 

a12.com/5anos

Lembramos que, no começo de 2013, o então Ir. José de Lima Torres substituiu o já então padre Daniel Antonio na direção de projetos. Com um novo site em mãos, marcou-se o dia 08 de setembro de 2013 para ser a data do renascimento do portal.

Enfim, depois de todos esses passos dados, o Portal A12 cresce a cada dia, sendo, hoje, o segundo maior portal católico do Brasil. Em números, o portal recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano, com mais de 37 milhões de páginas acessadas. No começo de 2015, o padre Evaldo dá lugar ao padre José Luís Queimado na direção executiva, e o padre Helder José substitui o padre José de Lima Torres na direção de projetos. Desde o seu relançamento em 2013, o A12 investe na produção de conteúdo próprio de formação e informação.

Com uma equipe de 15 colaboradores diretos e algumas dezenas de voluntários, esse é um departamento que tende cada vez mais ao crescimento e à inovação. No endereço do portal, aglutinam-se os cinco grandes sites das mantenedoras (Santuário Nacional, TV Aparecida, Rádio Aparecida, Editora Santuário e Redentoristas), além de outros 32 sites (canais). Atravessando um portal, o internauta pode chegar a variados mundos paralelos, assim como na ideia mítica original do termo. Ao acessar o nosso portal, hoje, o internauta encontra desde informações sobre os acontecimentos mais importantes no Santuário Nacional até notícias sobre a Igreja no Brasil e no mundo. Informar e formar, eis o escopo essencial da linha editorial e jornalística dessa plataforma on-line.

Jamais podemos nos esquecer de que o A12.com se trata de um canal de comunicação genuinamente redentorista. Por isso, acreditamos que todos os filhos de Santo Afonso são responsáveis por essa missão. Tornar o portal conhecido e colaborar com o seu conteúdo são premissas imprescindíveis da corresponsabilidade missionária. Que estes cinco anos de existência desse novo microfone da “ágora pós-moderna” possa nos auxiliar na realização do sonho de Santo Afonso: que o redentorista esteja cada vez mais próximo dos novos desafios que o mundo lhe apresenta, tentando colaborar, de alguma forma, com os mais pobres e abandonados, que também estão em peso do outro lado do computador, acessando a Internet!

 

Escrito por
Pe. José Luis Queimado, C.Ss.R. (Arquivo Santuário Nacional)
Pe. José Luis Queimado, C.Ss.R.

Redentorista, formado em Filosofia e Teologia. Pesquisador das Sagradas Escrituras e História. Acumulou experiência nas Missões Populares e no Santuário Nacional de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Luis Queimado, C.Ss.R., em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.