O trabalho pastoral da Igreja Católica no Brasil é uma rede ampla e organizada, que promove ações concretas de evangelização, formação e solidariedade. Um vídeo especial do A12 explica como essa estrutura funciona hoje e o papel de leigos e leigas na missão da Igreja.
No Brasil, o ponto central da organização pastoral é a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A CNBB articula as ações da Igreja em âmbito nacional e é dividida em 19 regionais — uma atualização recente, que reflete o crescimento e a reorganização das necessidades locais. Esses regionais apoiam e coordenam o trabalho dos bispos e das pastorais em cada região do país.
Dentro da estrutura da CNBB, o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) desempenha um papel essencial. Ele é o órgão executivo responsável por implementar as decisões pastorais, e sua atuação está dividida em 12 comissões episcopais atualmente. Cada comissão é coordenada por um bispo referencial, que lidera as ações de maneira nacional, apoiando as pastorais vinculadas a ela.
Na base dessa organização, nas paróquias, comunidades e dioceses, está o coração do trabalho pastoral. É nesse nível local que os fiéis podem vivenciar de perto a missão da Igreja, seja como participantes das ações ou como voluntários. Os trabalhos pastorais são majoritariamente conduzidos por leigos e leigas, que atuam de forma gratuita e voluntária.
Essas iniciativas incluem ações de evangelização, celebração, acolhimento aos mais necessitados e estudos da fé e da espiritualidade. Cada pessoa pode contribuir de acordo com seus dons e talentos, enriquecendo a vivência comunitária e aprofundando a missão de Cristo no mundo.
Para saber mais sobre as pastorais da Igreja no Brasil e descobrir exemplos inspiradores de atividades em todo o país, acesse a12.com/igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.