Qual o significado do Sábado Santo?
O Sábado Santo se situa entre os dias da Morte e da Ressurreição de Jesus

O Sábado Santo se situa entre os dias da Morte e da Ressurreição de Jesus. Foi vivenciado por Maria com esperançosa expectativa: ela permaneceu confiante mantendo viva no coração a chama da fé na Ressurreição, acreditando que Aquele que morreu na Cruz e foi sepultado não permaneceria na morte.
Para entender mais sobre esse momento da liturgia da Igreja, o missionário redentorista padre Rodrigo Arnoso explica a importância das celebrações.
“'Eis a luz de Cristo!' é isso que proclamamos no Sábado Santo, depois de termos vivido a experiência de meditar sobre a morte de nosso Senhor”.
Este é o segundo dia do Tríduo Pascal, que lembra o repouso de Jesus Cristo no túmulo após sua crucificação e morte. As Igrejas Católicas não colocam decoração durante todo o dia e quando iniciam a Vigília Pascal, as luzes da igreja permanecem apagadas, porque é nesta celebração em que é aceso o Círio Pascal.
"A Igreja nesse sábado se reúne para celebrar o Senhor que venceu a morte, e a Igreja então começa celebrando através da benção do fogo novo. Esse fogo novo irá acender o Círio Pascal, que representa o Cristo ressuscitado, a coluna luminosa que agora guia nossos passos rumo a terra da libertação”.

Sábado Santo - Vigília Pascal
Durante a Vigília, não é celebrado o sacrifício da Missa e não se recebe a comunhão, somente o Sacramento da Reconciliação, conhecido como a confissão. Esta é uma das datas mais importantes da Igreja Católica, porque ela representa a Ressurreição de Jesus e encerra a Semana Santa, com vida vencendo a morte.
“A comunidade reunida medita, na palavra de Deus, toda a história da salvação, que tem seu início com a criação do mundo, no livro do Gênesis, e seu ápice com a ressurreição do Senhor: Eis que a vida venceu a morte”.

Promessas de Deus para confortar um coração aflito
O Portal A12 separou algumas promessas de Deus para confortar um coração aflito.

Festa de Nossa Senhora Achiropita é realizada em SP
A celebração da festa de Nossa Senhora Achiropita ocorre no mesmo dia da Assunção e foi realizada no Brasil pela primeira vez no ano de 1906. Hoje a festividade religiosa mais popular da cidade de São Paulo permanece no bairro do Bixiga com a participação de mais de 200 mil pessoas.

Relatório Anual de Violência contra os Povos Indígenas é lançado
Nesta quarta-feira, 17 de agosto, teve o lançamento do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – dados de 2021, que mostra o aumento de violências e violações contra o povo indígena. Confira!
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.