Igreja

Qual o significado do Sábado Santo?

O Sábado Santo se situa entre os dias da Morte e da Ressurreição de Jesus

Escrito por Redação A12

09 ABR 2020 - 06H00 (Atualizada em 18 ABR 2022 - 10H48)

Shutterstock

O Sábado Santo se situa entre os dias da Morte e da Ressurreição de Jesus. Foi vivenciado por Maria com esperançosa expectativa: ela permaneceu confiante mantendo viva no coração a chama da fé na Ressurreição, acreditando que Aquele que morreu na Cruz e foi sepultado não permaneceria na morte.

Para entender mais sobre esse momento da liturgia da Igreja, o missionário redentorista padre Rodrigo Arnoso explica a importância das celebrações.

“'Eis a luz de Cristo!' é isso que proclamamos no Sábado Santo, depois de termos vivido a experiência de meditar sobre a morte de nosso Senhor”.

Este é o segundo dia do Tríduo Pascal, que lembra o repouso de Jesus Cristo no túmulo após sua crucificação e morte. As Igrejas Católicas não colocam decoração durante todo o dia e quando iniciam a Vigília Pascal, as luzes da igreja permanecem apagadas, porque é nesta celebração em que é aceso o Círio Pascal.

"A Igreja nesse sábado se reúne para celebrar o Senhor que venceu a morte, e a Igreja então começa celebrando através da benção do fogo novo. Esse fogo novo irá acender o Círio Pascal, que representa o Cristo ressuscitado, a coluna luminosa que agora guia nossos passos rumo a terra da libertação”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Sábado Santo - Vigília Pascal


Durante a Vigília, não é celebrado o sacrifício da Missa e não se recebe a comunhão, somente o Sacramento da Reconciliação, conhecido como a confissão. Esta é uma das datas mais importantes da Igreja Católica, porque ela representa a Ressurreição de Jesus e encerra a Semana Santa, com vida vencendo a morte.

“A comunidade reunida medita, na palavra de Deus, toda a história da salvação, que tem seu início com a criação do mundo, no livro do Gênesis, e seu ápice com a ressurreição do Senhor: Eis que a vida venceu a morte”.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.