O Sábado Santo se situa entre os dias da Morte e da Ressurreição de Jesus. Foi vivenciado por Maria com esperançosa expectativa: Ela permaneceu confiante, mantendo viva no coração a chama da fé na Ressurreição, acreditando que Aquele que morreu na Cruz e foi sepultado não permaneceria na morte.
Para entender mais sobre esse momento da liturgia da Igreja, o missionário redentorista padre Rodrigo Arnoso explica a importância das celebrações.
“'Eis a luz de Cristo!' é isso que proclamamos no Sábado Santo, depois de termos vivido a experiência de meditar sobre a morte de nosso Senhor”.
Este é o segundo dia do Tríduo Pascal, que lembra o repouso de Jesus Cristo no túmulo após sua crucificação e morte. As Igrejas Católicas não colocam decoração durante todo o dia e quando iniciam a Vigília Pascal, as luzes da igreja permanecem apagadas, porque é nesta celebração em que é aceso o Círio Pascal.
“A Igreja, nesse sábado, se reúne para celebrar o Senhor que venceu a morte, e a Igreja então começa celebrando através da benção do fogo novo. Esse fogo novo irá acender o Círio Pascal, que representa o Cristo ressuscitado, a coluna luminosa que agora guia nossos passos rumo a terra da libertação”.

Durante a Vigília, não é celebrado o sacrifício da Missa e não se recebe a comunhão, somente o Sacramento da Reconciliação, conhecido como a confissão. Esta é uma das datas mais importantes da Igreja Católica, porque ela representa a Ressurreição de Jesus e encerra a Semana Santa, com vida vencendo a morte.
“A comunidade reunida medita, na palavra de Deus, toda a história da salvação, que tem seu início com a criação do mundo, no livro do Gênesis, e seu ápice com a ressurreição do Senhor: Eis que a vida venceu a morte”.
add_box No Sábado Santo tem missa? Entenda o que acontece nesse dia.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.