Quarenta dias depois de ter celebrado o Natal, a Igreja celebra, neste dia 2 de fevereiro, a Festa da Apresentação do Senhor no Templo. Nesta festa, todos os cristãos são chamados a contemplar o mistério que recorda os quarenta dias do nascimento de Jesus na gruta de Belém. Jesus e Maria apresentaram o primogênito, após os quarenta dias de seu nascimento, seguindo a tradição judaica.
A Igreja também recorda neste dia uma antiga devoção em que uma procissão luminosa relembrava o trajeto de Maria ao templo. Por isso, a celebração de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Candelária ou Nossa Senhora dos Navegantes, ou ainda, Nossa Senhora da Luz, acontece neste dia.
Na liturgia atual, a celebração recorda principalmente a figura de Jesus, mas manteve a tradicional benção das velas dessa antiga tradição pelo simbolismo que ela carrega, como assinala o missionário redentorista padre Geraldo de Paula:
“Na celebração do dia de hoje, onde apresentamos a vela, a luz, nós estamos lembrando que Cristo é a nossa luz, e queremos então ser sempre abençoados por esse Deus que nos ama e que nos convida a sermos portadores dessa luz a todos os irmãos e irmãs”.
Leia MaisOração à Nossa Senhora da LuzA festa projeta o futuro, e não apenas a recordação de um fato passado. São Sofrônio, patriarca de Jerusalém, expressou em sua vida esse desejo que deve estar presente no coração dos fiéis:
"Por isso vamos em procissão com velas em nossas mãos e nos apressamos carregando luzes; queremos demonstrar que a luz brilhou para nós e significar a glória que deve chegar através dela. Por isso, vamos juntos ao encontro com Deus".
Dia Mundial da Vida Consagrada
Para recordar os fiéis sobre o valor da vocação dos religiosos e religiosas para a Igreja, o Papa João Paulo II associou a celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada à festa da Apresentação.
A entrega de tantos homens e mulheres através da profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência representa também um grande sinal de que é possível viver a santidade nos dias atuais, especialmente, no serviço aos que mais necessitam, como frisa padre Geraldo:
“Assim como Jesus foi consagrado, todos nós também nos consagramos a Deus para o serviço dos irmãos e das irmãs e, nos dias de hoje, todos nós que entregamos a nossa vida ao Senhor o fizemos nesse espírito de serviço e de doação, especialmente às pessoas que mais precisam de nós, de uma palavra, de uma orientação, do perdão do Senhor e do acolhimento como o Senhor sempre nos ensinou a acolher, amar e servir sempre”, sublinha o missionário.
A missão dos idiomas na evangelização global
Papa Francisco e Cardeal Parolin destacam o multilinguismo como ferramenta essencial para promover paz, fraternidade e evangelização. Saiba mais.
800 anos dos Estigmas de São Francisco são celebrados em Aparecida
Experiência única de Francisco com Cristo será celebrada na Casa da Mãe
Centro de Eventos acolhe Seminário de Educação Infantil
O Seminário de Educação Infantil 2024, promovido pela FLUPP, reunirá educadores para compartilhar experiências e fortalecer a educação da primeira infância. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...