Igreja

Arquidiocese de Aparecida completa 66 anos: conheça a história

A Arquidiocese de Aparecida foi instalada em 08 de dezembro de 1958

Escrito por Redação A12

08 DEZ 2013 - 08H05 (Atualizada em 06 DEZ 2024 - 11H16)

Thiago Leon

Ao longo da história do Brasil, uma série de atos e documentos estabeleceram a organização da estrutura da Igreja no Brasil. As cidades que hoje compõem a Arquidiocese de Aparecida fizeram parte sucessivamente de diversas dioceses: Salvador da Bahia, São Sebastião do Rio de Janeiro, São Paulo e Taubaté.

A Diocese de São Paulo foi elevada a categoria de Arquidiocese em 07 de junho de 1908, por decreto do Papa Pio X. Em 19 de abril de 1958, a Bula “Sacrorum Antistitum” comunicava que o Papa Pio XII criava a Arquidiocese de Aparecida, separando-a da Arquidiocese de São Paulo (cidade de Aparecida) e da Diocese de Taubaté (Guaratinguetá, Potim, Roseira, Lagoinha).

Por sediar um santuário mariano, a cidade de Aparecida estava ligada à Arquidiocese de São Paulo mesmo depois da criação da Diocese de Taubaté.

Instalação

Estabelecida a nova Arquidiocese, Dom Antonio Macedo, C.Ss.R., bispo auxiliar de São Paulo e posteriormente Arcebispo Coadjutor de Aparecida, tomou iniciativas e medidas práticas para a instalação.

Dia 29 de novembro de 1958, o Papa João XXIII, nomeou o Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Administrador Apostólico da nova Arquidiocese, tomando posse dia 08 de dezembro de 1958, dia em que a Arquidiocese foi instalada. Em abril de 1964, ele foi nomeado o primeiro Arcebispo de Aparecida, ficando no cargo até 1982.

Em 1978, Dom Geraldo Maria de Morais Penido foi nomeado Administrador Apostólico com direito a sucessão. Em 1982, com a morte de Dom Carmelo, o Papa Paulo VI nomeou Dom Geraldo para o cargo de Arcebispo, administrando a Arquidiocese até o ano de 1995.

Com a renúncia de Dom Geraldo em 1995, assumiu o cargo nesse mesmo ano Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, nomeado pelo Papa João Paulo II, permanecendo na arquidiocese até janeiro de 2004.

No dia 25 de março de 2004, Dom Raymundo Damasceno Assis tomou posse como arcebispo de Aparecida e permaneceu no cargo até 16 de novembro de 2016, quando o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia.

Em 21 de janeiro de 2017, Dom Orlando Brandes, transferido da Arquidiocese de Londrina (PR), tomou posse como novo Arcebispo.

Atualidade

A Arquidiocese de Aparecida é formada por apenas 5 municípios: Aparecida, Guaratinguetá, Lagoinha, Roseira e Potim. Esta Arquidiocese tem o privilégio de abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que acolhe milhares de romeiros anualmente.

É objetivo geral da Igreja de Deus que está em Aparecida:

“Evangelizar, proclamando com ardor a Boa Nova de Jesus Cristo, por meio do Serviço, Diálogo, Anúncio e Testemunho de Comunhão, formando o Povo de Deus, renovado pela unção do Espírito Santo, a exemplo dos primeiros cristãos, buscando ser hoje a Igreja de Jesus Cristo, que vai ao encontro do próximo, sobretudo dos que estão distanciados da comunidade eclesial, vivendo, com renovada esperança, a caminho do Reino definitivo e tendo em Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da Arquidiocese, a certeza de sua contínua presença animadora e fortalecedora da esperança no coração do Povo de Deus que se encontra na Arquidiocese de Aparecida”.

Instalação

Estabelecida a nova Arquidiocese, Dom Antonio Macedo, C.Ss.R., bispo auxiliar de São Paulo e posteriormente Arcebispo Coadjutor de Aparecida, tomou iniciativas e medidas práticas para a instalação.

Dia 29 de novembro de 1958, o Papa João XXIII, nomeou o Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Administrador Apostólico da nova Arquidiocese, tomando posse dia 08 de dezembro de 1958, dia em que a Arquidiocese foi instalada. Em abril de 1964, ele foi nomeado o primeiro Arcebispo de Aparecida, ficando no cargo até 1982.

Em 1978, Dom Geraldo Maria de Morais Penido é nomeado Administrador Apostólico com direito a sucessão. Em 1982, com a morte de Dom Carmelo, o Papa Paulo VI nomeou Dom Geraldo para o cargo de Arcebispo, administrando a Arquidiocese até o ano de 1995.

Com a renúncia de Dom Geraldo em 1995, assumiu o cargo nesse mesmo ano Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, nomeado pelo Papa João Paulo II, permanecendo na arquidiocese até janeiro de 2004. No dia 25 de março de 2004, Dom Raymundo Damasceno Assis toma posse como arcebispo de Aparecida e permanece no cargo até 16 de novembro de 2016, quando o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia.

Em 21 de janeiro de 2017 Dom Orlando Brandes, transferido da Arquidiocese de Londrina (PR), tomou posse como novo Arcebispo da Arquidiocese.

Atualidade 

A Arquidiocese de Aparecida é formada por apenas 5 municípios – Aparecida, Guaratinguetá, Lagoinha, Roseira e Potim. Esta tem Arquidiocese o privilégio de abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que acolhe em torno de inúmeros romeiros anualmente. 

É objetivo geral da Igreja de Deus que está em Aparecida:

"Evangelizar, proclamando com ardor a Boa Nova de Jesus Cristo, por meio do Serviço, Diálogo, Anúncio e Testemunho de Comunhão, formando o Povo de Deus, renovado pela unção do Espírito Santo, a exemplo dos primeiros cristãos, buscando ser hoje a Igreja de Jesus Cristo, que vai ao encontro do próximo, sobretudo dos que estão distanciados da comunidade eclesial, vivendo, com renovada esperança, a caminho do Reino definitivo e tendo em Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da Arquidiocese, a certeza de sua contínua presença animadora e fortalecedora da esperança no coração do Povo de Deus que se encontra na Arquidiocese de Aparecida".

Fonte: Arquidiocese de Aparecida

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...