Duas pastorais começam a ser instaladas na Arquidiocese de Mariana, da Educação e Afro-brasileira. Em reuniões realizadas no último final de semana, foram dados os primeiros passos para a instituição das comissões responsáveis.
Foto de: Arq. Mariana
Reunião de implantação da Pastoral de Educação.
De acordo com o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins Dias, serviços relacionados a educação e cultura afro já são realizados na arquidiocese, e a estruturação em pastorais era solicitada pelos grupos envolvidos.
“Temos quinze escolas católicas em nossa arquidiocese, distribuídas em 135 paróquias. Julgamos ser uma necessidade urgente de preservação dos valores humanos com uma pastoral da Educação. Já a Pastoral Afro deve valorizar a cultura e religiosidade da população negra, indo ao encontro do que já acontece em toda a América Latina”, explicou Dias.
Na reunião que discutiu a implementação e estruturação da Pastoral da Educação, surgiram propostas para a formação de núcleos nas cidades, produção de materiais para a divulgação da pastoral e o fortalecimento da comissão arquidiocesana.
O grupo realizou estudo do Documento 47 da CNBB “Educação, Igreja e Sociedade”, orientados pelo palestrante, o coordenador da Pastoral da Educação da Diocese de Colatina (ES), professor Anderson Mendes Batista dos Anjos.
Foto de: Arq. Mariana
Comissão Arquidiocesana de Pastoral Afro.
A comissão da Pastoral Afro foi orientada pela educadora e agente da Cáritas Diocesana, Marinete Morais. A implantação conta com apoio das cinco regiões, tendo sido sugerida pela comunidade desde o Fórum Social pela Vida realizado em 2010. “Em 2013, o pedido voltou a se repetir com mais entusiasmo. Já existem grupos que articulam ações neste sentido, então isso facilita a implantação”, disse o coordenador.
Os próximos passos das novas pastorais incluem capacitação e adesão de novos integrantes. A expectativa é de que 2015 seja um ano de amadurecimento e mobilização.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.