Por Redação A12 Em Igreja

Arquidiocese do Rio receberá cardeais para discutir os desafios para a paz nas cidades

A Arquidiocese do Rio de Janeiro promove, de 23 de agosto a 5 de setembro, uma extensa agenda de atividades com três cardeais. O arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta receberá o arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach, o presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson e o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch.

As atividades discutirão como as grandes cidades convivem com os desafios para a unidade e a paz. Os desafios da evangelização nas metrópoles movem a agenda do arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach, no Rio de Janeiro, de 23 a 26 de agosto.

Cardeal Lluís Martínez Sistach vai conhecer a experiência em comunidades em situação de pobreza e violência e ministrar conferências para bispos, sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigos. No dia 23, visitará as capelas da Paróquia Santa Rosa de Lima, no Jardim América, a partir das 15h e o Shopping Via Brasil, em Irajá, onde funciona a capela São João Paulo II, com forte trabalho na evangelização de jovens e lojistas.

As atividades seguem para a capela São José Operário, na comunidade Beira Rio, onde são desenvolvidos trabalhos relacionados ao meio ambiente. Visitará também a capela Nossa Senhora Aparecida, na favela Ficap. Nesta comunidade, conhece a realidade da violência urbana e faz um momento de oração. Visita também a capela São João Batista, inserida em um contexto de pobreza extrema, e seus arredores, percorrendo cerca de 200 metros. A atuação da paróquia neste local é marcada pela distribuição de 200 pratos de sopa semanalmente.

Dom Lluís Martínez Sistach passará pela Matriz Santa Rosa de Lima, por volta de 17h, de onde sai uma procissão em honra à padroeira. Ao circular pelo entorno do bairro, o cardeal Sistach encontrará 150 locais de evangelização (catequese, catecumenato, círculo bíblico). Ele celebra missa às 18h30, na Igreja Matriz, junto com o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

Na segunda-feira (24), o cardeal Sistach preside o encontro Grandes Cidades, no Sumaré, para cerca de 40 bispos e vigários episcopais do Brasil. Na terça-feira (25), o cardeal Sistach se encontra com os sacerdotes do Rio de Janeiro, no edifício João Paulo II, na Glória, onde também atende coletiva de imprensa. Na quarta-feira (26), o encontro será com os seminaristas do Rio.

O presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, segue programação de 31 de agosto a 2 de setembro. Na primeira conferência, ele dirige-se a leigos, consagrados e diáconos permanentes, às 19h30, no edifício João Paulo II.  

No dia 1º de setembro, ele participa do Simpósio “Promoção da Cultura da Paz num mundo em conflito”, realizado pela PUC-Rio, em convênio com a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Gregoriana de Roma. O desafio de construir a cultura de paz traz a responsabilidade ecológica, sobre a qual o cardeal Turkson tem trabalhado recentemente.

No dia 2 de setembro, Cardeal Peter Kodwo fala ao clero e religiosos, às 9h30, no edifício João Paulo II.

O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, encontra-se com as comunidades judaica e cristã, de 3 a 5 de setembro, no Rio de Janeiro.

O primeiro encontro, com a comunidade judaica, será no dia 3, às 19h, no Palácio São Joaquim. No dia 4, realizará conferência no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, às 9h30. Nesse dia, participa também de um momento de oração com denominações cristãs, às 17h, na Catedral Anglicana. No dia 5, reúne-se com os seminaristas. 

Mais informações sobre a agenda dos cardeais pode ser encontrada no site da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.