Por Redação A12 Em Igreja

Santo Sepulcro começa a ser restaurado em Jerusalém

Teve início em Jerusalém os trabalhos de restauração da edícula que rodeia o Santo Sepulcro. As intervenções foram possíveis graças ao acordo assinado em 22 de março deste ano pelas três Igrejas que custodiam o local: Grega, Latina e Armênia. 

Edícula do Santo Sepulcro (crédito: Custódia da Terra Santa)

Dois técnicos fizeram alguns levantamentos com laser no local e no último domingo (29), a edícula onde está o Sepulcro, sofreu a sua primeira mudança visível. 

A coordenadora científica da restauração, a engenheira química Antonia Maropoulou, explicou que os trabalhos deverão ser efetuados durante o dia e à noite, ou seja, durante 24 horas. Durante as obras, porém, o Lugar Santo será acessível ao culto e à devoção dos fiéis durante o dia.

O Túmulo, situado no centro da rotunda, no Santo Sepulcro, encontra-se em avançado grau de degradação. Construída nos anos 1809-1810, depois do grande incêndio de 1808, que danificara o conjunto todo do edifício, a edícula atual – de estilo barroco otomano – não tardou a mostrar sinais de fragilidade. Até 1868, a cúpula da rotunda protegia-a, apenas parcialmente, das intempéries, pois no alto dela havia um espaço a céu aberto. Mas, sobretudo, a edícula começou rapidamente a ceder sob o próprio peso. 

As obras devem durar, ao menos, oito meses e terminarão no início de 2017.

Os trabalhos de restauração envolvem cerca de 70 pessoas, entre pedreiros e marmoristas vindos da Acrópole de Atenas, operários especializados em restauração vindos da Grécia, dois membros do Ministério da Cultura grego, operários locais e 27 membros entre arquitetos e especialistas do Politécnico Nacional de Atenas.

Cada uma das Igrejas responsável pela custódia do local nomeou os próprios peritos para avaliar e acompanhar as intervenções.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.