Igreja

Beato José Allamano será canonizado por milagre de indígena Yanomami

Escrito por Redação A12

24 MAI 2024 - 10H06 (Atualizada em 24 MAI 2024 - 12H02)

Divulgação

O Papa Francisco aprovou o decreto de canonização do Bem-Aventurado José Allamano nesta quinta-feira (23). O padre, fundador dos missionários e missionárias da Consolata, recebeu o reconhecimento do Dicastério para a Causa dos Santos por meio do milagre da cura do indígena Sorino Yanomami, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Sua festa litúrgica celebra-se no dia 16 de fevereiro. Com o atual milagre atribuído a sua intercessão, o Santo Padre informa que em breve convocará o Consistório para a cerimônia de canonização.

Milagre de índio Yanomami

A presença dos missionários da Consolata na Amazônia começou em 1948, especialmente em Roraima, onde se dedicaram aos povos indígenas das Terras Indígenas Raposa-Serra do Sol e Yanomami. Foi na missão de Catrimani, na Terra Indígena Yanomami, que ocorreu o milagre atribuído a José Allamano.

Leia MaisCarlo Acutis será o novo Santo da IgrejaEm 7 de fevereiro de 1996, no primeiro dia da novena ao Bem-Aventurado, Sorino Yanomami, de 40 anos, foi atacado por uma onça. Com ferimentos graves, incluindo exposição cerebral, ele foi atendido inicialmente na missão Catrimani e depois transferido para um hospital em Boa Vista (RR).

Durante seu tratamento, missionários invocaram a intercessão de Allamano e colocaram uma relíquia dele junto à cama de Sorino. Contra todas as expectativas médicas, Sorino recuperou-se completamente, retornando à sua vida normal em maio do mesmo ano.

Em 2020, o bispo de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva, nomeou um Tribunal Diocesano para investigar o milagre. Após análise, as conclusões foram enviadas ao Vaticano, onde foram aprovadas.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


Vida e legado

José Allamano nasceu em 21 de janeiro de 1851, em Castelnuovo d’Asti, Itália. Formado sob a influência de São José Cafasso e Dom Bosco, foi ordenado sacerdote em 1873. Durante 46 anos, foi Reitor do Santuário da Consolata em Turim, transformando-o em um centro de devoção mariana e formação sacerdotal.

Fundou o Instituto dos Missionários da Consolata em 1901 e das Missionárias da Consolata em 1910, dedicados à missão na África. Allamano faleceu em 1926 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1990.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...