Por Redação A12 Em Igreja

Cardeal Cláudio Hummes completa 40 anos de ordenação episcopal

Cardeal Cláudio Hummes, OFM

Nesta segunda-feira, 25, o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, completa 40 anos de ordenação episcopal. O cardeal foi ordenado bispo em Porto Alegre (RS), em 1975. Seu lema episcopal 'Vós sois todos irmãos', sempre o inspirou para a missão que Deus o confiou nas últimas quatro décadas. A passagem bíblica tirada do Evangelho de São Mateus lembra que o anúncio da Palavra de Deus deve se nortear pelo amor ao Evangelho e aos irmãos, e não por interesses próprios. 

Neste dia, dom Cláudio irá presidir uma missa em ação de graças pelo seu aniversário na Catedral Nossa Senhora do Carmo, às 19h30, em Santo André (SP), na diocese em que foi bispo por 21 anos. 

Trajetória

Filho de Pedro Adão Hummes e Maria Frank Hummes, dom Cláudio Hummes nasceu em 8 de agosto de 1934, na cidade de Montenegro (RS), o terceiro de uma família de 13 irmãos. Foi batizado com o nome Auri Afonso Hummes. 

Dom Cláudio Hummes foi educado em colégios administrados por religiosos. Aos 17 anos, decidiu tornar-se padre. Foi ordenado sacerdote em 3 de agosto de 1958, em Divinópolis (MG), pertencendo à Ordem Franciscana dos Frades Menores. É formado em filosofia e ecumenismo, com cursos feitos no Vaticano e na Suíça. De 1975 a 1996, foi bispo da Diocese de Santo André, no ABC paulista. Em 1996, tornou-se arcebispo de Fortaleza, cidade na qual permaneceu por pouco mais de um ano. Em 1998 foi escolhido para suceder Dom Paulo Evaristo Arns em São Paulo, assumindo como o 6º arcebispo metropolitano de São Paulo. Foi criado cardeal em fevereiro de 2001 por João Paulo II.

Dom Cláudio esteve à frente da Arquidiocese de São Paulo até 30 de outubro de 2006, quando ao Papa Bento XVI o nomeou prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano. Em 7 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia por limite de idade. Atualmente, dom Cláudio é o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em seu episcopado, dom Cláudio desempenhou diversas funções. Foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) da CNBB nos períodos de 1976 a 1978 e 1979 a 1982, e responsável pelos Setores Família e Cultura de 1995 a 1998. Foi Assistente Nacional da Pastoral Operária, de 1979 a 1990. Nesse período do regime militar, assumiu corajoso apoio ao movimento grevista dos metalúrgicos e abriu as portas das igrejas para as organizações sindicais impedidas pelo governo de reunirem-se legalmente. Foi eleito pelos bispos da CNBB delegado para o Sínodo dos Bispos sobre a Família, em 1980, para a Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América, em 1997, e para Sínodo dos Bispos de 2001.

O Cardeal Hummes participou de dois Conclaves, que elegeram os papas Bento XVI (2005) e Francisco (2013). Ao completar 80 anos, em agosto de 2014, ele deixou de fazer parte do grupo dos cardeais eleitores em um futuro Conclave. 

Na foto abaixo, ao lado do amigo Papa Francisco, em 2013. Na ocasião o Papa lembrou que escolheu o nome por indicação do cardeal que pediu para não esquecer os pobres em seu ministério. 

Dom Cláudio Hummes fala sobre o primeiro ano do pontificado do Papa Francisco

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...