Cerca de 9,5 milhões de pessoas foram atingidas pelo supertufão 'Hayan' na última sexta-feira (8), segundo informações da Cáritas Filipinas. Muitos estão sem água potável, comida e eletricidade. Na cidade mais atingida, Tacloban, o nível do mar subiu quase 10 metros. Nessa região, comunidades de migrantes internos estão assentados em condições precárias e segundo informações da igreja local, são os que mais necessitam de ajuda imediata. Muitas regiões ainda estão inacessíveis. A Cáritas alertou 98 dioceses em todo o país diante da calamidade que provocou o supertufão.
Em Tacoblan que fica na ilha de Leyte, a equipe de voluntários da Cáritas conseguiu chegar à região, na segunda-feira (11), de barco, para avaliar a realidade. Outras equipes devem ser enviadas às arquidioceses de Palo em Leyte, Borongan em Samar Oriental e ao Vicariato Apostólico de Calapan e a São José Mindoro.
O escritório da Cáritas em Manila foi transformado em um centro de recebimento de donativos. Cerca de 250 voluntários alternam em turnos na organização e envio de kits de doações à população das regiões mais afetadas. Cada kit contém 5 quilos de arroz, 9 enlatados, 6 pacotes de macarrão e 5 pacotes de arroz proteico rico em maná. Os kits são organizados para manter uma família de cinco pessoas durante três dias. Nesta quarta-feira (13), dois mil kits serão enviados para Leyte.
O presidente da Caritas Internationalis, cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, enviou mensagem aos povo filipino recordando que "eles têm sofrido muitas catástrofes naturais, mas sempre com grande capacidade de recuperação e fé. O povo filipino pode contar com o apoio e suporte da Cáritas em todo o mundo”.
O diretor regional da Cáritas nos Estados Unidos, Greg Auberry, presente no país no momento da tormenta informou que “a dor causada por esse novo desastre é devastadora. Agora mesmo estamos enviando barracas para cidade de Cebú para que sirvam de abrigo temporário a 8 mil famílias”.
A Cáritas Espanhola já enviou 200 mil euros para apoiar as ações de ajuda às vítimas na primeira fase da emergência.
Veja galeria de fotos do trabalho realizado pela Cáritas Internacional e local nas Filipinas.
A Cáritas Internacional lançou uma campanha para arrecadação de donativos para o povo filipino. Para colaborar acesse a página da entidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.