Neste domingo (07), a Igreja Católica canonizou Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, dois jovens que se tornaram exemplos de fé e santidade.
A cerimônia foi celebrada às 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano, presidida pelo Santo Padre, o Papa Leão XIV.
Cerca de 80 mil fiéis e peregrinos se reuniram para acompanhar o momento histórico da canonização, reconhecendo nos santos exemplos de amor total a Cristo para todas as idades.
Durante a Santa Missa, a Igreja pediu oficialmente ao Papa que declarasse os beatos santos. Esse pedido foi feito com a Fórmula da Canonização, pronunciada diante de toda a assembleia.
O pedido, traduzido do latim, foi:
“Beatíssimo Pai, a Santa Mãe Igreja pede que Vossa Santidade inscreva os Beatos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati no Catálogo dos Santos e como tais sejam venerados por todos os fiéis cristãos.”
Em seguida, o Papa proclamou a canonização com a fórmula oficial:
“Para honra da Santa e Indivisível Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Nossa, após madura deliberação e muitas vezes implorada a ajuda divina, com o conselho de muitos irmãos nossos, decidimos e definimos Santos os Beatos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, inscrevemo-los no Catálogo dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (tradução do latim)
A canonização foi realizada em uma Santa Missa solene presidida pelo Papa e seguiu etapas próprias.
Confira algumas:
Invocação ao Espírito Santo, pedindo sabedoria e orientação para que a canonização fosse conduzida com fé e discernimento.
A vida e as virtudes de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati foram apresentadas.
Os fiéis invocaram a intercessão dos santos já reconhecidos pela Igreja.
O Papa pronunciou a Fórmula da Canonização em latim, tornando os beatos oficialmente santos da Igreja.
As relíquias de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati foram levadas em procissão para serem veneradas próximas à imagem de Nossa Senhora de Montserrat.
A Missa prosseguiu com a Liturgia da Palavra, na qual um dos irmãos gêmeos de Carlo Acutis, Michele, proclamou a Primeira Leitura. Em seguida, a Liturgia Eucarística, celebrando o testemunho dos novos santos.
Carlo Acutis (1991–2006): ficou conhecido por sua paixão pela Eucaristia e por usar a tecnologia como forma de evangelizar.
Pier Giorgio Frassati (1901–1925): lembrado por sua vida de fé, dedicação aos pobres e compromisso social.
Na homilia da Missa de canonização, o Papa Leão XIV refletiu sobre a pergunta do Livro da Sabedoria: “Senhor, quem conhecerá a Tua vontade se não lhe deres a sabedoria e não enviares o Teu Santo Espírito lá do céu?” (Sb 9,17)
O Papa destacou que essa questão é providencial no contexto da canonização de dois jovens santos, Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, comparando-os ao rei Salomão, que mesmo com poder e juventude compreendeu que precisava da sabedoria de Deus para não desperdiçar a vida.
“O maior risco da vida é desperdiçá-la fora do projeto de Deus”, afirmou o Santo Padre, lembrando que Jesus pede aos discípulos renúncia e coragem para segui-Lo: “Quem não tomar a sua cruz para me seguir não pode ser meu discípulo.” (Lc 14,17)
Sobre Frassati, recordou que ele viveu a fé de modo alegre e comprometido: “A fé não era uma devoção privada… dedicou-se com ardor ao serviço dos pobres”. Já Carlo, que cresceu em meio à oração, aos sacramentos e ao cotidiano da escola e dos esportes, ensinava: “Diante do sol ficamos bronzeados, diante da Eucaristia tornamo-nos santos.”
O Papa destacou ainda a simplicidade da santidade vivida por eles: oração diária, adoração eucarística, confissão frequente, caridade discreta e a devoção pelos Santos e a Virgem Maria.
Para o Papa, ambos demonstraram que a santidade não está em feitos extraordinários, mas em viver o Evangelho no dia a dia, com gestos concretos e amor sincero: “São um convite dirigido a todos nós, especialmente aos jovens, a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para o alto e a fazer dela uma obra-prima.”
Ao concluir, o Papa resumiu a mensagem dos novos santos: “Não eu, mas Deus”, dizia Carlo Acutis; “Se tiveres Deus no centro de todas as tuas ações, então chegarás até o fim”, ensinava Pier Giorgio Frassati.
Dessa forma, a canonização de Carlos Acutis e Pier Giorgio Frassati inspira agora jovens de todo o mundo e indica para cada um de nós que é possível ser santo na vida ordinária, seguindo a vivência da fé e a caridade como caminhos para a santidade.
São Carlo Acutis e São Pier Giorgio Frassati, rogai por nós!
Antes da recitação do Angelus, o Santo Padre agradeceu a todos os presentes na cerimônia e pediu que confiássemos à intercessão dos santos e da Virgem Maria as orações pela paz, especialmente na Terra Santa, na Ucrânia e em todos os “lugares ensanguentados pela guerra”.
O Papa também dirigiu uma mensagem aos líderes políticos:
“Aos governantes, repito: ouçam a voz da consciência. A aparente vitória com as armas, semeando morte e destruição, é uma realidade de derrota e não leva nunca à paz e à segurança. Deus não quer a guerra, Deus quer a paz.”
Na sequência foi recitada a Oração do Angelus.
add_box Leia também - Canonização: o que é e como acontece?
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.