Em nossa seção de Dúvidas Religiosas, você pode conferir e conhecer mais sobre a oração do Angelus, o início da redenção com a Encarnação de Cristo, celebrada pela Igreja em 25 de março, nove meses antes do Natal. Uma das orações mais tradicionais da Igreja, o Ângelus, honra a Encarnação do Salvador e, ao mesmo tempo, reconhece os méritos de fé e humildade da Virgem Maria.
Contemplamos a atitude de fé da Virgem Maria, e igualmente nossa, diante do mistério da Encarnação. A oração final do Ângelus é uma síntese que se conecta ao mistério da Páscoa.
Os fiéis são convidados pelo toque dos sinos a recitar esta oração de encontro com Cristo, por Maria, três vezes ao dia: de manhã, ao meio-dia e no entardecer, permeando o tempo diário com a oração. O Ângelus contém extraordinária riqueza, pois em cada versículo contemplamos a figura de Maria, integrada no plano salvífico, em profunda relação com a Palavra de Deus.
Leia MaisVocê realmente renuncia os seus pecados?Para refletir: O tempo litúrgico não é monotoniaO som dos sinos associado ao Ângelus vem de São Boaventura, que determinou à Ordem dos Frades Menores, em 1269, que se tocassem os sinos enquanto se rezava a Ave Maria.
A prática de rezar também ao meio-dia, por sua vez, é posterior (século XV) e foi estimulada por Luis XI (1475), como uma oração pela paz, enquanto a cristandade se encontrava ameaçada pelo domínio dos turcos.
Em 1318, o Papa João XXII oficializou o Ângelus ao conceder indulgências para quem a praticasse. Em 1724, o Papa Bento XIII, determinou cem dias de indulgência para cada oração do Ângelus, com uma plenária uma vez por mês.
Era necessário que o Ângelus fosse dito de joelhos, (exceto aos domingos e aos sábados, quando se devia permanecer de pé) ao som do sino. Essas circunstâncias foram modificadas pelo Papa Leão XIII em 1884.

O Ângelus é composto por três invocações, cada uma com a sua devida resposta, e as três juntas descrevem o mistério da Encarnação do Filho de Deus. As invocações são acompanhadas de uma jaculatória, uma breve oração e três Glórias.
V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria
R. E Ela concebeu pelo Espírito Santo
Ave Maria...
V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim, segundo a Vossa palavra.
Ave Maria...
V. E o Verbo Divino encarnou.
R. E habitou entre nós.
Ave Maria...
V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo
Oremos: Infundi no nosso espírito, a vossa graça, ó, Pai; Vós que na anunciação do anjo nos revelastes a encarnação do vosso Filho, pela sua Paixão e Cruz, conduzi-nos à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
Direto do Altar Central do Santuário, o Padre João Batista de Almeida, C.Ss.R., nos ensina a oração em que Deus anunciou o nascimento de Jesus através do Anjo Gabriel a Maria Santíssima.
O católico é obrigado a acreditar nas aparições marianas?
A Igreja ensina que o católico não é obrigado a crer nas aparições marianas, mas a tê-las como piedade popular. Entenda o que o Catecismo diz!
Cruz Olímpica é símbolo que abençoa os Jogos Olímpicos
Tanto nos jogos de verão quanto de inverno, a Cruz tem o intuito de construir pontes entre culturas e povos, como reforça o Papa Leão XIV nos jogos de Milão
Reflexão Semanal: Ser sal e luz é a missão de todo cristão
A Liturgia deste domingo une misericórdia e anúncio do Evangelho, chamando-nos a ser testemunhas autênticas da fé. Faça a sua reflexão com o A12.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.