Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Casa Fonte Colombo celebra 15 anos de atuação junto aos soropositivos

Foto de: arquivo da entidade

Casa Fonte Colombo em RS

Atividade recreativa realizada com usuários e usuárias.

Registrando uma história de amor e dedicação às pessoas soropositivas a Casa Fonte Colombo, localizada na capital gaúcha, celebrou 15 anos de existência neste domingo, 30. 

Acreditando que o melhor remédio para o HIV/Aids é a prevenção, a entidade celebrou na ocasião o lançamento da campanha nacional “Cuide bem de você e de todos que você ama”, iniciativa da CNBB que visa a ampliação da testagem voluntária para o vírus. 

A Casa Fonte Colombo - Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva - HIV, mantida pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, desde a sua fundação em 30 de novembro de 1999, atua na prevenção e assistência aos portadores da doença. 

De acordo com frei José Bernardi secretário executivo nacional da Pastoral de DST/Aids e membro da coordenação da Casa Fonte Colombo, a entidade contabilizou ao longo dos últimos 15 anos uma trajetória de muito trabalho na busca de uma melhor qualidade de vida para todos os usuários e usuárias da Casa. 

“Uma das usuárias dos serviços da Casa afirmou recentemente: ‘Se a Casa Fonte Colombo não existisse, eu já não existiria mais!’ Essa frase comovente e real indica a importância da Casa. Muitas pessoas retomaram aqui seu desejo de viver ou descobriram um sentido novo para suas vidas. E isso vale tanto para usuários/as, quanto para voluntários/as e frades”, destacou em entrevista ao A12. 

Reconhecida como uma entidade que colabora efetivamente no enfrentamento da epidemia da Aids, a Casa Fonte Colombo oferece diversos serviços para os 350 usuários que atende mensalmente. 

“Temos reconhecimento dos serviços de saúde, dos gestores públicos das políticas de aids e, principalmente, das pessoas que vivem e convivem com HIV. Trata-se de um reconhecimento conquistado com trabalho, dedicação e generosidade de muitas pessoas”, acrescentou Bernardi. 

Para alcançar esse reconhecimento, a entidade lançou mão de quatro pilares: a prevenção, o acompanhamento, a reestruturação dos laços familiares e a reinserção social. Abaixo, frei Bernardi explica cada uma das linhas de ação da Casa:

“Estes são os pilares da atuação da Casa Fonte Colombo, são as áreas que articulam nossa contribuição no campo da Aids. O eixo da prevenção reúne atividades direcionadas à população que não tem HIV: palestras, oficinas, material informativo, sensibilização para o cuidado e esclarecimento sobre as formas de transmissão do HIV. O acompanhamento é realizado nas atividades individuais e grupais realizadas na Casa. Elas têm em vista a adesão ao tratamento e a melhoria da qualidade de vidas das pessoas infectadas. Atendimento médico, psicológico, de enfermagem, massoterapia, assistência social são atividades deste eixo, além de cuidados de higiene, atividades lúdicas, de recreação, palestras, grupo de adesão. A reestruturação dos laços familiares e comunitários considera que a pessoa com HIV não é isolada, nem pode ficar isolada. Por isso é importante que tenha referências familiares e comunitárias. Neste sentido são realizadas visitas domiciliares para que as famílias possam acompanhar e acolher a pessoa que se descobre com HIV. Também fazemos visitas hospitalares, quando há necessidade de um dos nossos usuários permanecer internado. Na Casa, há um espaço de convivência, onde as pessoas estabelecem laços de amizade, que se tornam também laços de cuidado. O eixo da reinserção social pretende que a pessoa com HIV permaneça integrada na sociedade, trabalhando, se divertindo. Nesse sentido são oferecidas oportunidade de aperfeiçoamento profissional, cursos, oficinas em vista do trabalho e da automanutenção”, explicou.

O nome "Fonte Colombo" vem de um pequeno vilarejo onde São Francisco submeteu-se a um tratamento médico por causa de uma doença nos olhos. Nessa ocasião o Santo ensinou aos frades o modo de estar entre os doentes: "Irmãos, suportai sem enfado o desconforto e a fadiga que vos dá a minha doença. O Senhor por mim, seu pobre servo, vos recompensará neste mundo e no outro das boas obras que tivestes de abandonar para cuidar de mim"

Foto de: arquivo da entidade. 

Pátio interno da Casa Fonte Colombo em RS

Fachada interna da Casa Fonte Colombo.

Conheça mais sobre a Casa Fonte Colombo no site dos Capuchinhos

Serviço:

A Casa Fonte Colombo está localizada na Rua Hoffmann, 499 - Bairro Floresta, Porto Alegre (RS). Contato (51) 3346-6405 ou 3395-5145.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...