A Igreja celebra, no dia 22 de fevereiro, a Festa da Cátedra de São Pedro. Neste dia, somos convidados a compreender, por meio deste símbolo, a autoridade do Papa como sucessor de Pedro e líder da Igreja.
Descubra curiosidades sobre essa tradição e como ela se mantém viva até hoje:
A palavra “cátedra” vem do latim e significa “cadeira” e simboliza, assim, a autoridade de ensino de um bispo. No caso da Cátedra de São Pedro, sua representação traz a missão confiada por Cristo ao Apóstolo Pedro e seus sucessores (cf. Catecismo da Igreja Católica, 552). O Papa, como sucessor de Pedro, mantém essa missão de guiar a Igreja universal.
Além do significado simbólico, existe uma Cátedra de São Pedro física, localizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, que recentemente foi reaberta à visitação após um longo período de reforma. Essa estrutura foi projetada por Gian Lorenzo Bernini e é considerada uma obra de arte barroca, que envolve uma relíquia da cadeira utilizada pelo Apóstolo Pedro.
A peça é sustentada por quatro Doutores da Igreja e está iluminada por uma janela com a imagem do Espírito Santo.

Jesus chamou Pedro de “rocha” ao dizer: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18).
A rocha representa firmeza e solidez. Pedro recebeu de Cristo a missão de ser o alicerce da fé e manter a unidade entre os cristãos. Essa promessa se estende aos Papas que o sucederam ao longo da história.

O Papa tem a missão de guiar a Igreja, manter a unidade entre os cristãos e preservar a fé apostólica. Ele é o sucessor de Pedro e, como tal, tem a responsabilidade de ensinar e pastorear o povo de Deus, garantindo a continuidade da missão de Cristo na terra.
Em sua exortação apostólica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco reafirma essa missão ao dizer:
“O Papa deve recordar sempre à Igreja o sentido da missão. Mais do que um administrador, é um anunciador do Evangelho”.
O Papa Francisco, assim como os Papas anteriores, tem três grandes responsabilidades:
• Dirigir a Igreja: Ele guia os fiéis no caminho da verdade e da fé.
• Conservar a unidade: Mantém a comunhão entre os católicos do mundo inteiro.
• Ensinar com autoridade: Defende e propaga os ensinamentos de Cristo (cf. Lumen Gentium, 18).

Ao longo dos séculos, muitos Papas contribuíram para a renovação da Igreja. Veja alguns e o contexto histórico em que atuaram:
• São Leão Magno (440-461): Durante o declínio do Império Romano, defendeu a fé contra heresias e fortaleceu a autoridade papal, negociando a paz com Átila, o Huno.
• São Gregório Magno (590-604): Em meio ao caos pós-romano, reformou a liturgia, incentivou a evangelização e consolidou a estrutura administrativa da Igreja.
• São Pio X (1903-1914): No início do século XX, promoveu a comunhão frequente e renovou a catequese para enfrentar os desafios do modernismo.
• São João Paulo II (1978-2005): Durante a Guerra Fria, expandiu a evangelização, ajudou a derrubar o comunismo na Europa e aproximou a Igreja dos jovens.
• Bento XVI (2005-2013): Em um período de crescente secularização, destacou a importância da fé e da razão na vida cristã e promoveu o diálogo inter-religioso.
:: O que é a Cátedra de São Pedro?
Fonte: Vatican News, Catecismo da Igreja Católica, ACI Digital
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.