Por Redação A12 Em Igreja

Catedral de Vitória no Espírito Santo será reaberta ao público

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Vitória, localizada no Centro Histórico de Vitória (ES), será reaberta na próxima terça-feira (08), depois de ficar durante um ano fechada para reformas. A reabertura da igreja que representa uma das mais antigas comunidades na história da Igreja no Brasil será realizada com missa às 19h e consagração do novo altar. 

Importante patrimônio religioso, artístico, histórico e cultural do Estado, a Catedral terá uma programação especial após a abertura para que o público aprecie cada detalhe do templo, com as novidades que realçam a sua beleza e convidam à oração.

catedral_vitoria

História 

A Catedral Metropolitana de Vitória foi construída no mesmo local da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, edificada no período da fundação da cidade pelo primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, por volta de 1550, quando a localidade ainda se denominava "Vila Nova".

Desse modo, foi demolida para dar lugar a uma igreja maior e com estilo condizente com o novo período político e econômico, refletindo também o desejo das autoridades da primeira república em “modernizar” a capital.

A construção da Catedral foi iniciada em 1920 e estendeu-se por quase 50 anos, sendo concluída somente em 1970. As obras internas foram inauguradas em 1937 e as torres da igreja foram construídas apenas na década de 1950.

Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984. 

Confira a programação completa da reabertura da Catedral: 

08 de dezembro – 19h - Reabertura da Catedral Nossa Senhora da Vitória com a consagração do altar.

11 de dezembro – 20h - Apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado do Espirito Santo.

13 de dezembro - 10h30 – Concentração na Igreja de São Gonçalo, Cidade Alta, e caminhada até a Catedral e abertura da Porta Santa com Celebração Eucarística do Jubileu da Misericórdia.

18 de dezembro – 20h - Apresentação da Orquestra Baccarelli 

19 de Dezembro – 20h - Apresentação da Orquestra David Machado 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.