Recentemente falamos sobre a presença histórica de Maria na Igreja e sua crescente devoção pelos séculos. Também na nota doutrinal publicada pelo Vaticano nesta semana, por exemplo, pudemos reafirmar a “maternidade de Maria” como um tesouro da Igreja.
Já reconhecemos a Virgem Maria como Aquela que nos conduz a Cristo. Agora, será que já conhecemos os centros de grandes peregrinações marianas, espalhados pelo mundo, como locais de encontro com Deus pela intercessão Dela?
Um Santuário é um espaço privilegiado onde se experimenta o Mistério de Deus proclamado, celebrado e vivido. Listamos abaixo alguns locais onde Maria “deixou seu perfume”, atraindo muitos ao encontro do seu Filho.
A capela, construída pelas Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, era inicialmente dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. A partir de 1830, Catarina Labouré recebeu a graça de ter visões de Jesus na Eucaristia e, nos dias 18 e 27 de novembro e dezembro de 1830, da Virgem Maria.
Na ocasião, a religiosa recebeu de Maria o modelo da Medalha Milagrosa, tão conhecida pelos católicos. A partir daí, inúmeros fiéis visitam este Santuário dedicado à Nossa Senhora das Graças, localizado em Paris, França.
Situado na cidade de Lourdes, também na França, este Santuário foi onde ocorreram as aparições de Nossa Senhora à camponesa Bernadette Soubirous. As visões aconteceram em 1858, quando ela tinha 14 anos.
A Virgem Maria convidou Bernadette a “beber e lavar o rosto” na fonte que brotou no local. Ali virou um grande centro de peregrinação onde as águas são conhecidas como “curativas” devido a milagres reconhecidos.
O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é o local conhecido pelas aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia. Erguida em 1919, a Capelinha se encontra em um espaço que foi sendo construído para atender um significativo número de peregrinos em Fátima, Portugal.
A antiga Basílica de Guadalupe começou a ser construída em 1531, mas foi concluída somente em 1709. Em 1921, parte da estrutura foi destruída devido a uma explosão, mas deixou a imagem de Nossa Senhora intacta.
Outra ameaça surgiu do afundamento do solo na década de 1970, devido à construção da Cidade do México sobre um lago aterrado. Por isso, ergueu-se uma nova estrutura com estilo moderno, dessa vez projetada por Pedro Ramírez Vázquez, com capacidade para até 40 mil pessoas. Este foi o primeiro templo católico dedicado a este título no mundo.
Este é o maior Santuário Mariano do mundo, localizado em Aparecida, São Paulo. Iniciou sua construção, de forma efetiva, em 11 de novembro de 1955. A primeira missa foi celebrada em 11 de setembro de 1946.
Seu Altar Central foi consagrado pelo Papa João Paulo II em 1980, quando também recebeu o título de Basílica Menor. Já em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a declarou como Santuário Nacional.
Esse centro de peregrinação Mariana do Brasil é confiado aos cuidados dos Missionários Redentoristas desde 1894.
add_box Qual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?
O católico é obrigado a acreditar nas aparições marianas?
A Igreja ensina que o católico não é obrigado a crer nas aparições marianas, mas a tê-las como piedade popular. Entenda o que o Catecismo diz!
Cruz Olímpica é símbolo que abençoa os Jogos Olímpicos
Tanto nos jogos de verão quanto de inverno, a Cruz tem o intuito de construir pontes entre culturas e povos, como reforça o Papa Leão XIV nos jogos de Milão
Reflexão Semanal: Ser sal e luz é a missão de todo cristão
A Liturgia deste domingo une misericórdia e anúncio do Evangelho, chamando-nos a ser testemunhas autênticas da fé. Faça a sua reflexão com o A12.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.