A Comissão Especial para a Causa dos Santos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu entre os dias 14 e 17 de julho, em Brasília (DF), com a participação de cerca de 70 postuladores, o 1º Encontro Nacional dos Postuladores. O objetivo do encontro foi unir frentes de postuladores responsáveis pelas causas de canonização, refletir e partilhar experiências, esclarecendo elementos e questões que podem ajudar no processo.
O Assessor da Comissão Especial para a Causa dos Santos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Frei Luís Felipe Marques, OFMConv, em entrevista ao Portal A12, explicou que em 2016 houve a necessidade de criar uma Comissão para a Causa dos Santos na CNBB, para que pudesse ter acesso a essas inúmeras causas que existem no Brasil.
“Isso foi um pedido da Assembleia Geral, solidificado em 2019 com o primeiro presidente Dom Geral do Lírio Rocha. E a partir disso, a comissão foi tentando organizar, descobrir quais eram seus objetivos, quais são as suas funções dentro da conferência. E um dos objetivos da comissão era tentar reunir todas essas causas espalhadas no Brasil inteiro que estavam muito dispersos, porque, Arquidioceses, Dioceses, Congregações, Institutos e Associações de fiéis leigos acabavam dando início nos seus processos e aqui na CNBB nós nem sabíamos, não tínhamos acesso a esses dados”, detalhou o religioso, que destacou que os dados ajudam na questão da comunhão entre o Brasil e o próprio Dicastério da Causa do Santos em Roma.
Postuladores durante encontro
A programação desta primeira edição do encontro foi dividida em duas partes.
“Nós nos dedicamos, então, para um dia espiritual, onde tivemos a presença do Dom Anselmo Paiva, Monge Beneditino do Rio de Janeiro, que pôde nos orientar a um dia de retiro, para entender também que esses processos em causa não são apenas dados técnicos, mas também uma questão de fé, de espiritualidade, de comunhão com a Igreja”, contou.
No segundo e no terceiro dia, os participantes estiveram com Monsenhor Antônio Saldanha, que trouxe orientações do Dicastério, tirou algumas dúvidas e também orientou sobre a parte teológica do processo, na parte eclesial, trazendo ao conhecimento as normas da Igreja, os passos em que a Igreja se preocupa nos processos de canonização e beatificação.
Ainda de acordo com Frei Luís Felipe, o primeiro encontro deixou evidente a necessidade de dar sequência aos processos de comunhão, de reflexão, de conhecimento daqueles que trabalham com essas causas no Brasil.
“Ficou decidido que esse encontro irá ocorrer de dois em dois anos, sempre promovido aqui pela Comissão Episcopal Especial para a Causa do Santos, da CNBB, convidando todos esses postuladores, todas essas pessoas que estão à frente de algum processo de beatificação ou canonização”, adiantou.
“Nesses últimos anos, nós temos visto surgir muitas expressões de santidade, muitas pessoas que de fato puderam viver as bem-aventuranças, a prática do Evangelho, na vida, nas obras, na fé, na fundação, e também na entrega ao martírio, como, oferta da vida pelo Mistério de Cristo. Essas causas animam a nossa caminhada eclesial e nos ajudam a viver cada vez mais também o exemplo desses santos, que deram a vida, mas que sobretudo puderam testemunhar a fé, a esperança e a perfeição da caridade, a vida evangélica no dia a dia da nossa história”, frisou.
:. Santos com dons místicos: São Bento era um deles!
Papa: Riqueza não dá sentido à vida; o tesouro é o coração
O Papa Leão XIV destacou que a verdadeira segurança não está em bens materiais, mas em um coração que repousa em Deus e se abre ao próximo através da caridade.
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.