Por Tatiana Bettoni Em Igreja

Santa Casa de Maceió homenageia Cônego João Barbosa Cordeiro

A Santa Casa de Maceió, no estado de Alagoas, acaba de inaugurar oficialmente a nova ala de atendimento a pacientes com câncer, intitulada Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, que passa a oferecer tratamento paliativo aos doentes.

Na solenidade de benção das instalações , o provedor Humberto Gomes de Melo lembrou que a Santa Casa de Maceió tinha uma dívida histórica com seu fundador, o cônego João Barbosa Cordeiro, que há 162 anos iniciou um movimento para fundar o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, que mais tarde foi rebatizado como Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

“Ao abrirmos esta unidade e ao atendermos com compaixão cada paciente que nos procura estamos honrando a memória do cônego João Barbosa Cordeiro”, disse Humberto Gomes de Melo, em breves palavras antes da benção proferida pelo padre Cícero Lenisvaldo.

O próprio capelão da Santa Casa de Maceió lembrou que a compaixão é um dos sentimentos cristãos mais presentes na história da Igreja e deve orientar os passos dos profissionais que trabalham na nova unidade.

Estrutura e equipe especializadas - A Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro foi instalada no terceiro pavimento da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, na Praia do Sobral, no Prado. São onze leitos, sendo dois por enfermaria e um reservado para o isolamento. Vinte e dois profissionais se revezam na assistência aos pacientes com câncer que precisem de cuidados paliativos.

Conforme explicou a oncologista Carolina Zau, além dos dois oncologistas e de um grupo de médicos plantonistas, a equipe é formada por enfermeira, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e 14 técnicos de enfermagem. No primeiro mês de funcionamento, a unidade já recebeu 28 pacientes, dos quais dez retornaram para casa e 12 faleceram em virtude do estágio avançado da doença.

“Priorizamos o conforto, o carinho, o controle dos efeitos do tratamento e os sintomas da doença para que o paciente possa sentir-se bem enquanto estiver conosco”, disse a especialista.

História - Segundo o blog do alagoano Clerisvaldo Chagas, o cônego João Barbosa Cordeiro era o pároco de Maceió por ocasião da inauguração da Catedral Metropolitana. “Sacerdote dinâmico, fundou várias instituições de peso, entre elas a Santa Casa de Maceió.”, relata o site.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...