Nas últimas semanas, vivemos momentos que marcaram a história da Igreja Católica. Foram dias intensos com a despedida do Papa Francisco e a eleição do novo Papa Leão XIV.
No início do pontificado de Leão XIV, neste mês de maio, o Vaticano anunciou algumas nomeações episcopais na Igreja do Brasil, que você confere a seguir:
Diocese de Ituiutaba (MG)
A primeira nomeação feita pelo papa foi de Dom Valter Magno de Carvalho, para o governo da diocese de Ituiutaba (MG), em 22 de maio, após aceitar o pedido de renúncia de Dom Irineu Andreassa, da Ordem dos Frades Menores (OFM).
Dom Valter foi nomeado bispo titular de “Giufi” e auxiliar na arquidiocese de São Salvador da Bahia pelo Papa Francisco em 2020.
O lema episcopal escolhido pelo novo bispo da diocese mineira é “In Verbo Tuo” (Em atenção à Tua Palavra).
O novo bispo de Ituiutaba (MG) nasceu em 1973, em Capela Nova (MG). Sua ordenação episcopal aconteceu em 2021, na basílica de São José Operário, em Barbacena (MG).
Já o bispo emérito, Dom Irineu, foi nomeado bispo por Bento XVI em 2009. Em 2016, o Papa Francisco o designou bispo da diocese de Ituiutaba (MG), que agora se despede.
Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Franciscanos dos Frades Menores em 1977, após ter estudado Filosofia e Teologia no Instituto Franciscano Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis.
Como padre, ele atuou na arquidiocese de Ribeirão Preto e nas dioceses de Barretos, Franca, Jaboticabal e Marília.
Arquidiocese de São José do Rio Preto (SP)
Também em 22 de maio, o Papa Leão XIV nomeou Dom Antônio Emídio Vilar como primeiro arcebispo da nova Província Eclesiástica de São José do Rio Preto (SP).
Junto com a elevação da diocese a arquidiocese, se deu a sua nomeação.
É religioso salesiano desde 1976 e bispo desde 2008. Seu lema episcopal é “Anima pro Ovibus” (A vida pelas ovelhas).
Diocese de Luziânia (GO)
Na última quarta-feira, 28 de maio, o novo pontífice nomeou dom Francisco Agamenilton Damascena o novo bispo da diocese de Luziânia, no Estado de Goiás. Ele foi transferido da Sede Episcopal de Rubiataba, em Mozarlândia (GO).
Dom Francisco foi nomeado bispo de Rubiataba em 2020 e durante seu episcopado já exerceu funções como secretário do Regional Centro-Oeste e responsável pela Comissão Regional Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Diocese de Uruguaiana (RS)
A última nomeação episcopal realizada também em 28 de maio por Leão XIV foi do atual ecônomo da Província dos Palotinos em Santa Maria (RS), monsenhor Clesio Facco, S.A.C.
Como presbítero, monsenhor Clesio exerceu diversas funções pastorais e administrativas: foi vigário paroquial, formador, reitor de seminários e pároco em várias cidades do Brasil e em Roma.
Atuou como professor, secretário e ecônomo provincial, além de integrar conselhos presbiterais em diferentes dioceses.
Desde 2010 reside em Santa Maria (RS) e, atualmente, é Ecônomo Provincial e pároco da Paróquia Santo Antônio.
CNBB e Iphan renovam acordo para preservação do patrimônio cultural
Conferência Episcopal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) renovaram acordo de cooperação técnica para a preservação do patrimônio cultural da Igreja no Brasil.
A conquista do cosmos
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R., traz em sua coluna de hoje a história da corrida espacial que revolucionou a ciência no século XX.
Primeiro clipe oficial das ‘Irmãs do Beatbox’ faz sucesso na web
"Irmãs do Beatbox" estão no clipe "Vocação" que faz sucesso no YouTube juntando a mensagem vocacional com a música urbana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.