Na manhã desta quarta-feira (5), uma renomada agência de notícias independente de Londres, a Pen News, revelou ao mundo mais um impressionante trabalho científico do brasileiro Cícero Moraes: a reconstrução facial de São Tomás de Aquino, doutor da Igreja.
Para explicar melhor sobre o trabalho, devemos contextualizar que dois crânios foram atribuídos a Tomás de Aquino: um está em Toulouse, França, e o outro em Priverno, Itália. Em um estudo publicado na revista World Neurosurgery, os médicos Gabriel LeBeau, Abdul-Rahman Alkiswani e Paul Camarata, junto com o teólogo Daniel Mauro, examinaram fotos do crânio de Priverno e concluíram que os resultados são “inconclusivos”. Leia MaisOração de São Tomás de Aquino para antes da ComunhãoOração de São Tomás de Aquino para os estudantes
Cícero Moraes explicou que seu estudo se baseou na reconstrução no primeiro: “Optamos por aproximar a face da França, porque encontramos mais dados históricos e estruturais sobre ela do que o da Itália”.
O brasileiro conta que, inicialmente, seu trabalho foi reconstruir o crânio a partir de dados fotográficos e estruturais, já que o crânio estava completo. Ele e sua equipe utilizaram diversas técnicas para realizar um trabalho mais próximo ao rosto.

“No final, combinamos todos esses dados para criar o busto básico e também gerar uma versão colorida, baseada na iconografia do santo”.
O trabalho dos brasileiros é liderado pelo pesquisador Dr. Cícero Moraes, de Sinop, Mato Grosso, com coautoria do Prof. Dr. José Luís Lira, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, Ceará, e do especialista em odontologia forense Prof. Dr. Thiago Leite Beaini, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais.
Após 750 anos da morte de Santo Tomás de Aquino, doutor da Igreja e grande filósofo, podemos finalmente contemplar sua face à luz da ciência.

José Luís Lira, fundador da Academia Brasileira de Hagiologia e professor universitário e coautor, traçou um perfil do santo e ainda explicou que “a santidade católica é variadíssima e bela, pois nela temos místicos que nem sequer uma palavra sabiam escrever, temos gente simples, crianças, jovens, idosos, intelectuais, acadêmicos, cientistas, enfim, um retrato do mundo em qualquer época”.
Tomás de Aquino, nascido em 1225 e falecido em 1274, é um dos intelectuais e santos da Igreja. Foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio V em 1568 e possui três títulos: “Doctor Angelicus”, “Doctor Communis” e “Doctor Universalis”. O Papa São João Paulo II também o chamou de “Doctor Humanitatis”. Leia MaisAprenda com São Tomás de Aquino os 5 remédios contra a tristezaSão Tomás de Aquino e a nossa fé
Santo Tomás de Aquino é admirado por filósofos, teólogos, juristas e intelectuais.
Mesmo aqueles que não sabem quem ele foi, muitas vezes rezam com ele, pois um dos cânticos eucarísticos mais populares no cristianismo, “Tantum ergo Sacramentum” (ou “Tão sublime Sacramento”), é de sua autoria. Este hino faz parte de um texto maior, o “Pange lingua”, que foi encomendado pelo Papa Urbano IV por volta de 1264 para a celebração do Corpus Christi. Até hoje, esse cântico é cantado em diversos idiomas ao redor do mundo.
A devoção a São Tomás é divulgada não apenas por suas ações, mas também por seus escritos, uma bela conquista deste grande santo e doutor da Igreja.
:: Saiba mais sobre São Tomás de Aquino, na página Santo do Dia!
Fonte: Vatican News
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.